IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 8. Física Médica

DOSECONTROL: SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO EM RADIOPROTEÇÃO HOSPITALAR

V. O. Menezes 1
F. R. Santos 5
G. K. B. Santos 2
H. A. B. Santos 1
D. C. Silva 3, 4
S. O. Souza 1
(1. Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe (DFI/UFS), São Cristóv; 2. Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (DEN/UFS).; 3. Gemni Medicina Nuclear, Instituto Cárdio Pulmonar, Salvador, Brasil; 4. Fundação Baiana de Cardiologia, Salvador, Brasil; 5. Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho apresenta um software desenvolvido para gerenciamento em radioproteção, seguindo as normas e legislações nacionais. Informatizando o processo de armazenamento de dados, foi desenvolvido um programa adequado, dotado de um banco de dados criado em linguagem SQL, que possibilita um ambiente eficiente na recuperação e armazenamento dos valores das doses funcionais. Dispondo de um ambiente bastante amigável, este gerenciador poderá facilitar na implantação dos conceitos de proteção radiológica, compreendendo os riscos de se trabalhar com radiações ionizantes. Este software poderá ser aplicado em instituições que utilizem RI , assim como laboratórios de monitoração individual.

METODOLOGIA:

Para criação deste pacote, foi utilizado ferramentas como o Microsoft Visual Studio 2005 e o Borland Delphi, em linguagem C# (C Sharp) e também em Delphi, respectivamente. Já como gerenciador de banco de dados, foi utilizado o Sql server express e o Interbase, para que fosse possível armazenar todas as informações adequadas e necessárias ao usuário.

RESULTADOS:

Dotado de diversos recursos inovadores, foi desenvolvido um sistema, denominado como Dosecontrol®, sendo distribuídas em versões para aplicações desktop. Com estas ferramentas, pretende-se revolucionar a forma como o usuário gerencia os laudos de doses, facilitando, de acordo com as normas e padrões nacionais, cálculos e analises de doses, e mais outros inúmeros recursos que estão disponíveis separados apenas a distância de 1 clique, visando à adoção da filosofia de radioproteção.  

CONCLUSÕES:

Pode-se concluir que ao implementar este sistema de gerenciamento de doses mesmo em um serviço, mesmo que de alta complexidade, o acesso às informações se dá de maneira bastante rápida e organizada, onde recuperar uma informação é uma tarefa bastante simples. Suas enormes vantagens estão no que se de respeito à rapidez da manipulação e no acesso à informação, na redução do esforço humano (desenvolvimento e utilização), na disponibilização das informações no tempo necessário, no controle integrado de informações distribuídas fisicamente, no compartilhamento de dados e na redução de problemas de integridade, fazendo com que os usuários sejam estimulados a diminuir cada vez mais o seu valor de dose, simplesmente melhorando seus próprios procedimentos de trabalho. Desta forma, contribuindo para que o controle ocupacional dos trabalhadores torne-se uma tarefa menos complexa e exeqüível.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: SOFTWARE; RADIOPROTEÇÃO; GERENCIADOR.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006