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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A LÓGICA HIPERTEXTUAL NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS
Flávia de Souza Fontineles 1
(1. Universidade de Brasília)
INTRODUÇÃO:

A pesquisa analisa a hipertextualidade, conceituada a partir do referencial bakhtiniano, e suas manifestações caracterizadas pela interatividade, não-linearidade, transdisciplinaridade e intertextualidade (entendidas como versões do dialogismo e da polifonia de Bakhtin) nas propostas de trabalho interdisciplinar e de temas transversais apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental e em práticas educativas observadas, a fim de perceber em que sentido uma concepção e organização hipertextual das experiências educativas avançariam em relação às propostas de trabalho educativo interdisciplinar e transversal.

METODOLOGIA:

O eixo de investigação é a hipertextualidade, conceituada a partir do referencial bakhtiniano, a partir do qual elementos como a interlocução, o diálogo, a interação mútua, a intertextualidade, a interatividade e a não-linearidade foram analisados, no contexto educacional, como versões do dialogismo e da polifonia de Bakhtin. Trata-se de uma proposta qualitativa de pesquisa e, como procedimentos metodológicos, adotamos a análise documental e a pesquisa de campo para realização de observação e entrevistas semi-estruturadas em escolas de Ensino Fundamental.

RESULTADOS:

Leitura analítica da proposta de trabalho com temas transversais apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais; análise de seus impactos e desdobramentos no contexto de algumas práticas educativas empreendidas em escolas públicas de Ensino Fundamental; e apresentação de contribuições para uma concepção hipertextual da educação, caracterizada pela não-linearidade, pela abertura para o diálogo entre diferentes vozes em processos de negociação de sentidos e construção coletiva do pensamento.

CONCLUSÕES:
A proposta de transversalidade dos Parâmetros Curriculares Nacionais configura um cenário de avanço considerável, sobretudo, se analisada considerando as possibilidades de re-articulação das várias áreas do conhecimento. No entanto, não estamos ainda diante de uma mudança paradigmática, pois as disciplinas ainda são entendidas segundo uma lógica cartesiana, em que os campos de conhecimento aparecem segmentados e são propostos, então, apenas alguns momentos em que alguma integração pode ser realizada. No entanto, essa integração é sempre pautada na conjugação de conteúdos e não na profusão de discursos, dando ênfase aos conteúdos programáticos da grade curricular e relegando a segundo plano os discursos sociais e as diferentes linguagens que os veiculam.

     Assim, propomos que a perspectiva hipertextual de educação tem muito a contribuir para a construção de propostas complementares ao que já fora consubstanciado no texto dos PCNs, a fim de colaborar para a elaboração de estratégias educacionais que possibilitem a promoção de uma educação pautada nos princípios de interatividade, não-linearidade transdisciplinaridade e intertextualidade.  

     A perspectiva hipertextual de educação tem muito a contribuir para a construção de propostas complementares ao que já fora consubstanciado no texto dos PCNs, colaborando para a elaboração de estratégias educacionais que possibilitem a promoção de uma educação baseada nos princípios do dialogismo e da polifonia, manifestados em práticas pautadas na interatividade, não-linearidade, transdisciplinaridade e intertextualidade. 

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação; Temas transversais; Hipertextualidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006