IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
MEMÓRIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: REVITALIZAÇÃO DO ARQUIVO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE RIO PARDO – PROJETO REVITA-AHMRP
Ianaê Linhares Marques 1
Mateus Silva Skolaude 1
Miguel Ângelo Silva da Costa 2
José Martinho Rodrigues Remedi 1
(1. UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL; 2. ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE RIO PARDO)
INTRODUÇÃO:
O projeto intitulado Memória, História e Educação Patrimonial: Revitalização do Arquivo Histórico do Município de Rio Pardo –REVITA–AHMRP,objetiva implementar um conjunto de ações que pretendem a reorganização e a reestruturação do AHMRP, o que implica numa nova concepção institucional de Arquivo histórico, seu papel social e sua importância na construção da memória  social e comunitária e ainda na construção da identidade regional. O processo de revitalização do AHMRP possibilitará ainda  a criação de estratégias pedagógicas cuja a importância reside na própria preservação do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural do Município através de políticas educacionais que ressignifiquem a idéia de memória, de história e da identidade regional. Acredita-se que a educação patrimonial promoverá uma maior sensibilização para com a importância dos espaços culturais e históricos, fundamentais na construção da identidade e no sentimento de pertença social.
METODOLOGIA:
O projeto será dividido em quatro grandes linhas de atuação, que são: 1. levantamento e diagnóstico do acervo documental; 2. catalogação, conservação e criação da base de dados informatizada do AHMRP; 3. implantação de sistema de informação e difusão do AHMRP, com utilização de mídia impressa e eletrônica; e 4. implantação de um programa de educação patrimonial destinado à pesquisadores e à comunidade regional em geral.
RESULTADOS:

As condições materiais e técnicas em que se encontrava o AHMRP eram precárias. O que tornava a sua consulta penosa e sub-utilizada pelos pesquisadores e, sobretudo com pouca segurança quanto à integridade da documentação. No presente momento, já foi feito um levantamento geral do acervo com definição de tipologias gerais e organização preliminar dos corpos documentais. O atendimento e o acesso foram regrados e organizados facilitando a pesquisa e a conservaçãodos documentos.

CONCLUSÕES:
O trabalho no AHMRP demonstra a necessidade de uma constante prática de conservação, disponibilização e divulgação do acervo como forma de preservar a memória regional e instigar uma vivência histórica crítica e criativa por parte dos visitantes e pesquisafores.
Instituição de fomento: SEDAC-RS/ UNISC/ Pref. Munic. de Rio Pardo-RS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Arquivo Histórico de Rio Pardo - RS; Arquivos e Acervos Históricos; Conservação de Bens Culturais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006