IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 8. Mineralogia e Petrologia

DISTINÇÃO QUÍMICA DOS MINERAIS DE REJEITOS E CONCENTRADOS DO MINÉRIO SÍLICO-CARBONATADO DA MINA DA FOSFÉRTIL NO COMPLEXO CARBONATÍTICO DE CATALÃO I, GO

Rafael Cubas Ferreira 1
José Carlos Gaspar 1
(1. Departamento de mineralogia e petrologia, Instituto de Geociências / UnB)
INTRODUÇÃO:

     O processo de flotação é um método utilizado na indústria de exploração mineral para concentrar o minério e separá-lo de minerais indesejados, facilitando a extração. A composição química é um dos fatores mais importantes que influenciam na flotabilidade. Para o entendimento das diferentes respostas a flotação, foram investigadas as distinções químicas entre os minerais de rejeitos e concentrados do minério sílico-carbonatado da mina da Fosfértil no Complexo Carbonatítico de Catalão I, Goiás (a região é fonte de exploração de Nb, U, Th, Terras Raras e P). O método analítico utilizado foi a Microssonda Eletrônica.

     A identificação das diferenças de composição dos minerais apatitas, filossilicatos e carbonatos e de fundamental importância nos processos de flotação no minério sílico-carbonatado de Catalão, utilizando para este fim a Microssonda Eletrônica modelo CAMECA SX50 com quatro espectrômetros WDS. As amostras analisadas foram processadas seguindo a rota existente na mina, sendo estas de concentrado, rejeito cleaner e rejeito rougher, todas da flotação. A caracterização realizada com controle composicional das fases permite identificar as diferenças químicas nos minerais da mesma espécie (ex. Apatita) que favorecem ou não na sua flotabilidade.

     O objetivo do trabalho é identificar estas diferenças químicas e relaciona-las às diferenças de flotabilidade entre os minerais e entre espécies de um mesmo mineral.

METODOLOGIA:

     Foram confeccionadas para análise em Microssonda Eletrônica seções polidas circulares de 2,54 centímetros de diâmetro e espessura de 18 milímetros, posteriormente polidas e metalizadas, das amostras de concentrado cleaner, rejeito cleaner e rejeito rougher. Os grãos de apatita foram analisados sob as seguintes condições: voltagem de 15kv, corrente de 25nA e tempo de contagem de 10 segundos. A microssonda utilizada encontra-se no laboratório de microssonda eletrônica do Instituto de Geociências na Universidade de Brasília.

     Em cada seção foram analisados 50 grãos com dois pontos cada. A cada ponto foram analisados os seguintes elementos químicos: Na, Si, P, Ca, Cl, Sr, S, Mg, Fe, Ba, Ce e La. Na análise dos carbonatos os elementos: Ca, Mg, Fe, Ba, Sr, Mn e C. Para os filossilicatos foram analisados os elementos: Na, Ka, Si, Cl, Ca, Al, TI, Fe, Mg, Mn e Sr.

 

RESULTADOS:

     Determinamos as composições químicas das apatitas, carbonatos e filossilicatos nas amostras do concentrado cleaner, rejeito cleaner e rejeito rougher. Os dados obtidos foram tratados no Microsoft Excel Professional 2003, através de planilhas e gráficos. Para os dados mais significativos, foram feitas comparações de concentração em óxido dos elementos determinados para Apatita, Carbonato e para os filossilicatos entre as amostras de concentrado, rejeito cleaner e rejeito rougher.

CONCLUSÕES:

     Os diferentes campos encontrados para as populações de amostras justificam as diferentes respostas a flotabilidade dos minerais presentes no processo de exploração do minério sílico-carbonatado. Como esperado, apatitas ricas em Sr e empobrecidas em Ca se concentram mais na porção de rejeito, enquanto que as apatitas do concentrado são menos magnesianas e mais alcalinas. Identificar e entender essas relações são de fundamental importância para indústria de exploração mineral, principalmente no que diz respeito aos problemas enfrentados no processo de flotação.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: apatita; flotação; microssonda eletrônica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006