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G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
Retalhos de Saudades: Goiá e a música sertaneja do interior das Gerais
Diogo de Souza Brito 1
Maria Clara Tomaz Machado 1
(1. Universidade Federal de Uberlândia - UFU)
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa tem como objetivo percorrer a produção musical de Gerson Coutinho da Silva, o Goiá, um dos principais compositores de música sertaneja nas décadas de 1960 e 1970. Sua obra revelou-se como riquíssima fonte histórica para re-visitarmos o cotidiano das pequenas cidades do interior do Brasil na segunda metade do século XX, quando estas passavam por importantes transformações econômicas, sociais, políticas e culturais advindas, principalmente, do processo de urbanização e da implementação e execução dos projetos desenvolvimentistas de modernização do país instituídos pelo governo federal a partir da década de 1950. Filho de um tempo contraditório e renovador sua produção musical é fruto deste período em que o país se desenvolve e, ao seu modo, conjuga, ao mesmo tempo, e não sem conflitos, modernização e tradição. Pensando desta maneira, podemos tomar a produção musical de dado período como fontes para investigação historiográfica. A obra de um artista tanto quanto de si próprio, fala do seu tempo; de sua experiência na sociedade da qual faz parte.
METODOLOGIA:
Como metodologia de nossa pesquisa temos nos servido da análise minuciosa de fontes, tais como: depoimentos orais de fãs, amigos e familiares, entrevistas do compositor recolhidas em jornais e revistas, correspondências enviadas a amigos, depoimentos do autor gravadas em fitas K7 e as gravações de suas músicas feitas por ele próprio ou por intérpretes. Tal reflexão referendada pela bibliografia referente à música sertaneja, às relações entre a História e a Música, bem como pelas obras sobre o contexto histórico em questão tem nos levado a significativos resultados no decorrer destes dois anos de pesquisa.
RESULTADOS:

Tivemos como resultado da pesquisa a constatação de que a música de Goiá era bem mais representativa de sua época do que podíamos imaginar. Retratando as transformações por que passavam as regiões do interior do Brasil naquele momento, criou-se um laço de identidade muito forte entre as canções e as milhares de pessoas que eram afetadas pelos projetos desenvolvimentistas. Tal identidade faz que ainda hoje o compositor seja cultuado por uma legião de fãs aficionados.

CONCLUSÕES:

A poética musical de Goiá é entendida pelos ouvintes e fãs, como uma maneira de se representar um mundo ou experiências que não existem mais. Mesmo que seja um mundo idealizado, foi também um mundo de muitas dificuldades, marcada pelo trabalho duro e incertezas, de poucas técnicas e baixa produtividade, só possível pela sociabilidade e pela fé que, como únicas alternativas, possibilitaram a existência. Esse tempo transformado pelos financiamentos governamentais, pelas inovações tecnológicas, pelos equipamentos e máquinas agrícolas sofisticadas, pelas estradas construídas e asfaltadas, pelas supersafras agrícolas, pelas terras despossuídas e ampliadas, pelas novas relações estabelecidas com o mercado, bem como pela presença de novos atores sociais, pelo desemprego ou emprego, pelas novas formas de fazer e agir – em decorrência de tudo isso – remete para perdas, resignificadas em versos. E, numa atitude própria, ao recantá-las, questiona-se esse presente, para muitos ainda injusto e inadequado. As pessoas parecem estar se divertindo, porém elas cantam para não esquecer quem são.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: História e Música; Música Sertaneja; Goiá.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006