IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal

LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO CITOGENÉTICA EM ESPÉCIES DE COCCINELLIDAE (COLEOPTERA) OCORRENTES EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BA : DESCRIÇÃO DE NOVO NÚMERO CROMOSSÔMICO EM Epilachna varivestis Mulsant

Charles Neris Moreira  1
Eliane Mariza Dortas Maffei  2
(1. Laboratório de Genética.Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ UESB; 2. Departamento de Ciências Naturais. DCN/ UESB)
INTRODUÇÃO:

A família Coccinellidae agrupa os besouros conhecidos popularmente pelo nome de joaninhas.  São insetos ovais, pequenos, convexos e comumente de coloração brilhante. Grande parte das joaninhas é predadora, tanto na fase larval quanto na fase adulta, são muito vorazes e possuem alta atividade de busca pelo alimento além de ocupar uma grande variedade de ambientes. A espécie Cycloneda sanguinea (Linnaeus,1763) se destaca por ser uma das mais eficiente predadora, auxiliando na regulação da população insetos-pragas. No entanto, Epilachna varivestis não é como a maioria das espécies da família Coccinellidae, pois pertence a um único gênero que se alimenta de plantas. Alguns estudos sistemáticos de diagnose e caracterização, ou mesmo de listagem de ocorrências de joaninhas tem sido realizados. No entanto, análises citogenéticas na família Coccinellidae foram realizadas somente em aproximadamente 4,3% das espécies. Diante dos aspectos abordados, este trabalho teve por objetivo avaliar a biologia de Cycloneda sanguinea e descrever o número cromossômico para a Epilachna varivestis Mulsant ocorrentes em Vitória da Conquista-BA.

METODOLOGIA:

As espécimens foram coletadas no campus universitário e mantidas no Laboratório de Genética. Para o estudo da biologia, foram avaliados a média de ovos por postura, duração da fase larval e a duração da fase de pupa. Foram utilizados para obtenção dos cromossomos meióticos as gônadas dos machos. O órgão foi dissecado sobre uma lâmina limpa a temperatura ambiente com auxílio de uma pinça e um estilete e um estereomicroscópio, separando assim, os testículos. Imediatamente o mesmo foi dissociado durante as etapas de acréscimo dos fixadores.  Aplicou-se duas gotas do fixador I (ácido acético: etanol: H2O destilada - 3:3:4; recém preparado). Subseqüentemente, foi removido o máximo de fixador I pela extremidade da lâmina com auxílio de papel - filtro. Após 15 segundos adicionou-se duas gotas do fixador II (ácido acético: etanol – 1:1). Removeu - se o fixador II com papel-filtro. Em seguida foi adicionado de duas a três gotas do fixador III (ácido acético – 100%). Em seguida as lâminas foram estocadas na geladeira, para evitar contaminação. Após 24 horas as lâminas foram coradas em solução de Giemsa 3% durante quinze minutos e o excesso de corante foi retirado mediante jatos de água destilada sobre a lâmina. O material foi analisado em microscópio óptico.

RESULTADOS:

De acordo com resultados da biologia de Cycloneda sanguinea em relação ao tempo de pupa, a média total foi de 4,1 dias, sendo que as análises realizadas por sexo mostraram uma diferença significativa entre ambos, sendo nas fêmeas a média de 4,7 dias e nos machos a média de 3,6 dias. A média de postura foi 20,23. Observou-se ainda que 59% das espécimens que chegaram a fase adulta eram fêmeas. O resultado da análise citogenética de Epilachna varivestis mostrou que a fórmula cariotípica foi n = 8 + Xyp, difefrente de estudos realizados em outros países. Assim, sugeriu-se um novo número cromossômico para Epilachna varivestis, o que representa uma variação dessa espécie na região de Vitória da Conquista.

CONCLUSÕES:

Em relação a durabilidade da fase larval em Cycloneda sanguinea, sugere-se que esses dados sejam úteis em Programas de Manejo Integrado de Praga, uma vez que o dismorfismo sexual nessa espécie responde de forma diferente às influencias ambientais. A fórmula cariotípica para Epilachna varivestis, foi n = 8 + Xyp, diferente da literatura consultada que foi 9+ Xyp.

Instituição de fomento: UESB e FAPESB
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Biologia; Cariótipo; Coccinellidae.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006