IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 3. Clínica Médica

ANÁLISE DA EXPRESSÃO DO RNAm DAS ISOFORMAS DE APAF-1 EM MIELOMA MÚLTIPLO

Bruno Deltreggia Benites 1
Manoela Marques Ortega 1
Carmen Silvia Passos Lima 1
Fernando Ferreira Costa 1
Sara Teresinha Olalla Saad 1
(1. Hemocentro-UNICAMP)
INTRODUÇÃO:
A formação do complexo citocromo c/APAF-1/caspase-9 é a principal via envolvida na apoptose induzida pela quimioterapia anti-câncer. A APAF-1 (“apoptotic protease activating factor-1”) originalmente descrita compreende três domínios funcionais: CARD (caspase recruitment domain) seguido de um domínio ATPásico e um domínio C-terminal com 12 repetições WD-40. As isoformas APAF-1XL e APAF-1LN contêm uma inserção de 11 aminoácidos na região NH2-terminal, entre os domínios CARD e ATPásico, e a APAF-1XL tem também uma repetição WD-40 adicional na região COOH-terminal. Em tecidos humanos normais, APAF-1XL parece ser a forma mais expressa; entretanto, células neoplásicas expressam quantidades significativas de APAF-1LN (sem a repetição WD adicional). O objetivo deste estudo foi verificar a expressão relativa das isoformas de APAF-1 em células de medula óssea de pacientes com mieloma múltiplo.
METODOLOGIA:

Foi realizada extração de RNA de plasmócitos positivamente selecionados por meio de marcação com anticorpo anti-CD138 a partir das células mononuclerares de  medula óssea de 17 pacientes com mieloma múltiplo. As amostras foram então submetidas a RT-PCR semi-quantitativo, e analisadas em gel de agarose a 1,5%.

RESULTADOS:
Todas as amostras examinadas continham a inserção dos 11 aminoácidos na região NH2-terminal. Em relação ao domínio COOH-terminal, todas as amostras apresentaram as duas isoformas, havendo expressão predominante de APAF-1LN ou expressão semelhante de ambas, confirmada através da densitometria das bandas, onde a razão APAF-1XL/APAF-1LN variou de 0,91 a 1,24, mediana 0,96. Estes resultados estão de acordo com o encontrado em plasmócitos obtidos de 1 doador normal (razão APAF-1XL/APAF-1LN = 1,01).
CONCLUSÕES:

A literatura indica que apenas as isoformas contendo a repetição WD extra ativam pro-caspase 9 (JBC 275: 8461, 2000). Deste modo, podemos especular que , o fato de a isoforma APAF-1XL não sofrer supra-regulação num processo neoplásico, pode corroborar para uma diminuição na ativação de pro-caspase 9 e portanto estar envolvido na desregulação da apoptose, nas recidivas após o tratamento e na pequena sobrevida desses pacientes.

 

 

Instituição de fomento: SAE-UNICAMP
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: apoptose; APAF-1; mieloma múltiplo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006