IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE FAMILIAR NA ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS O AMBIENTE FAMILIAR COMO FACILITADOR DA ALFABETIZAÇÃO
Ana Cláudia Tenório 1
Josiane Zanella 1
Karla de Oliveira Bender 1
Micheli Lopes Togni 1
Priscila Gadea Lorenz 1
Helenise Sangoi Antunes 2
(1. Centro de Educação - Educação Especial -Universidade Federal de Santa Maria/UFSM; 2. Centro de Educação - Universidade Fedral de Santa Maria/ UFSM)
INTRODUÇÃO:
Esta investigação está vinculada ao projeto “Laboratório de Alfabetização: repensando a formação de professores”, financiado através de recursos financeiros do Edital PROEXT/SESU/MEC. Neste sentido, busca-se compreender a influência do ambiente familiar na alfabetização das crianças, o que este interfere no desenvolvimento da alfabetização e do letramento e o que pode ser feito para ter-se um melhor desenvolvimento no processo de construção da leitura e da escrita. Os participantes da pesquisa foram crianças de uma escola estadual de Santa Maria.
METODOLOGIA:
Foi realizada, no primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica qualitativa que se baseou nas observações registradas em diário de campo. Num segundo momento iremos dar continuidade através de entrevistas semi-estruturadas, coletadas com os pais, as crianças e os professores envolvidos na escola onde está sendo realizado o projeto.
RESULTADOS:
Observamos que antes de chegar à escola as crianças, que vivem em ambientes letrados, já conhecem algo sobre leitura e escrita e este conhecimento pode variar de acordo com a vivência que tiveram com suas famílias e de que modo estas famílias utilizam a escrita. Neste contexto, a família deve oportunizar e incentivar a curiosidade da criança em conhecer e desvelar o universo da leitura e da escrita. A comunidade também pode se tornar um ambiente alfabetizador eficaz. Portanto, a comunidade, a família e a escola estabelecendo relações entre suas ações pode contribuir para o processo de alfabetização e do letramento.
CONCLUSÕES:
Quando a criança tem um ambiente familiar alfabetizador rico apresentam um maior interesse em aprender a ler e a escrever. A alfabetização familiar previne o fracasso escolar das crianças que não conseguem desenvolver as habilidades de leitura e escrita e comprometem suas oportunidades educacionais. As derrotas e os fracassos sempre estarão presentes em nossas vidas e as crianças precisam estar preparadas para enfrentar todos estes desafios sem perder a sensibilidade. Aprender a reconhecer os erros e aprender com eles. O diálogo é de extrema importância no processo de construção da leitura e da escrita, principalmente se a alfabetizadora, a família e a comunidade na qual a criança está inserida demonstrar interesse pelo seu aprendizado e incentivando e dando condições para ela permanecer na escola.
Instituição de fomento: PROExt/SESu/MEC/2004
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Família.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006