IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
EFEITO DE UM TREINAMENTO TÉCNICO SOBRE VARIÁVEIS BIOMECÂNICAS DO DESEMPENHO DE NADADORES
Marcos Franken 1
Julio Francisco Kleinpaul 1
Lauriano Cecchin Warth 1
Felipe Pivetta Carpes 1
(1. Universidade Federal de Santa Maria)
INTRODUÇÃO:

O avanço dos processos e métodos de treinamento relacionados aos inúmeros avanços tecnológicos tem o objetivo aumentar a velocidade de nado, um dos fatores determinantes da evolução na natação. Treinadores das mais variadas escolas e clubes da natação competitiva têm interesse em conhecer os aspectos do desempenho na natação, principalmente aqueles relacionados com a técnica do nado (CAPUTO et al, 2000). Considerando que o objetivo dos nadadores é percorrer a distância de nado descrita no menor tempo possível, eles devem alcançar altas freqüências e um grande comprimento de braçadas a cada ciclo de braçadas (CB). Dessa forma, este estudo teve como objetivo geral verificar o efeito de um treinamento técnico sobre o desempenho de nadadores. Para isso, verificou-se o comprimento e a freqüência a cada CB, o número de CBs e a sua velocidade média de deslocamento. Justifica-se pela grande importância que essas variáveis biomecânicas têm com relação ao desempenho de nadadores e terá uma importante relevância para auxiliar e tirar dúvidas de professores de natação, para com esses fatores, que são componentes importantes do desempenho de nadadores.

METODOLOGIA:

O grupo de estudo foi constituído por 9 indivíduos de ambos os sexos com média de idade 26,8 (± 9,2) anos, alunos da Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria (ADUFSM) e que tinham experiência prática de no mínimo um ano em nado crawl. A seleção do grupo foi feita de maneira aleatória, através de convite informal para participação voluntária no estudo. A metodologia envolveu um pré-teste, um treinamento baseado em técnica para o nado crawl (1 mês/ 2x semana/ 1 hora) e um pós-teste no Complexo de Piscinas Térmicas da Universidade Federal de Santa Maria. Para a coleta de dados foram utilizados um cronômetro digital da marca Cássio, com precisão igual a 1 centésimo de segundo para a marcação do tempo e uma fita métrica com resolução de 0,1 centímetros foi utilizada para as demarcações da piscina. Através do Speed Test (Araújo et al, 1979) modificado, no qual cada indivíduo percorreu a distância de 25 metros crawl na piscina semi-olímpica em máxima velocidade em 3 tentativas com intervalo de 3 minutos entre as mesmas, registrando-se o tempo e contagem visual de CB dos 15 metros finais e foram calculadas as variáveis de interesse. O tratamento estatístico dos dados foi realizado no software Statistica 5.1 (StatSoft, Inc., EUA), revelando diferença estatisticamente significativa para todas as variáveis na comparação pré e pós-teste (teste t, com nível de significância igual a 0,05).

RESULTADOS:

De acordo com (CAPUTO et al, 2000), a grande importância da determinação de índices obtidos de modo indireto, sem a utilização de equipamentos sofisticados e que sejam capazes de predizer a performance, avaliar os efeitos do treinamento e a melhora da técnica está na facilidade de sua aplicação, permitindo que um grande número de técnicos possa utilizá-los. Os resultados encontrados no pré-teste foram: tempo de deslocamento médio de 11,97 (± 1,89) s, número de CB de 10,28 (± 1,72), freqüência de 0,87 (± 0,18) CB/s, distância percorrida a cada CB de 1,49 (± 0,26) m; para o pós-teste encontrou-se: tempo de deslocamento médio de 11,33 (± 1,86) s, número de CB de 9,28 (± 1,44), freqüência de 0,83 (± 0,18) CB/s, distância percorrida a cada CB de 1,65 (± 0,28) m. A análise estatística desenvolvida revelou diferença estatisticamente significativa para todas as variáveis na comparação pré e pós-teste (teste t, com nível de significância igual a 0,05).

CONCLUSÕES:

Os resultados encontrados indicam que o aumento no comprimento de braçadas observado pode estar relacionado a uma melhora na técnica de nado e justifica a diminuição na freqüência de braçadas. A melhora do tempo indica um aprimoramento do nadador tanto na técnica como no condicionamento físico. Dessa forma, um treinamento direcionado para o aprimoramento técnico, com duração de um mês, já provoca alterações significativas em nadadores treinados.

Instituição de fomento: Universidade Federal de Santa Maria
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Treinamento técnico; Variáveis biomecânicas; Desempenho de nadadores.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006