H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada |
|
O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA SOB O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR FORMADO PELA FURB |
|
Henriette Luise Steuck 1 |
Otília Lizete de Oliveira Martins Heinig 1 |
|
(1. Universidade Regional de Blumenau/FURB) |
|
|
INTRODUÇÃO: |
O subprojeto O ensino da língua materna sob o ponto de vista do professor formado pela FURB faz parte do projeto Investigação sobre o ensino da língua materna: ponte entre formar e ensinar que pretende pesquisar como o professor de língua materna vem desenvolvendo o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. Buscou-se verificar como o professor de língua materna vem desenvolvendo o ensino da língua, especialmente no tocante à leitura e a produção de textos; identificar o perfil dos alunos egressos do curso de Letras e as necessidades que a Universidade deve suprir a fim de aperfeiçoar a formação de seus discentes com relação ao ensino de língua materna. |
|
METODOLOGIA: |
A pesquisa é de cunho qualitativo e se constitui num levantamento de dados que permitirá o estabelecimento das relações que se apresentam nas questões específicas: 1- Como o professor de língua materna, egresso do curso de Letras da Furb, vem desenvolvendo o ensino e promovendo a aprendizagem da leitura e da escrita? 2- Qual a contribuição que a Universidade pode dar a seus discentes em formação para serem professores, no curso de Letras, e à comunidade, em especial, aos docentes do ensino fundamental e médio, quanto ao ensino de língua materna?. A coleta de dados foi feita na seguinte ordem: seleção de egressos de 1993 a 2003, dois de cada ano, que atuem como professores de língua portuguesa nas escolas de Blumenau; agendamento de entrevista não-diretiva com cada sujeito a fim de verificar o perfil dos docentes, suas concepções de ensino da língua materna e trajetória desde a graduação; observação de algumas aulas, objetivando conhecer o espaço de atuação do professor. |
|
RESULTADOS: |
Os resultados apontam para dois tipos de compreensão do conhecimento: fragmentado e em rede. Daí derivam outras compreensões como a relação entre teoria e prática, a imagem de professor e o papel da instituição formadora. Os resultados permitiram uma reflexão acerca da formação do professor especialmente para a universidade. |
|
CONCLUSÕES: |
Primeiro, desejávamos saber como o professor de língua materna vem desenvolvendo o ensino e promovendo a aprendizagem da leitura e da escrita. Os dados apontam para um sujeito-professor que, em sua prática, assujeita-se em diferentes posições sujeito, sustentando um discurso que desliza para diferentes sentidos. A outra questão que norteou a pesquisa - qual a contribuição que a Universidade pode dar a seus discentes em formação para serem professores, no curso de Letras, e à comunidade, em especial, aos docentes do ensino fundamental e médio, quanto ao ensino de língua materna?- possibilita à universidade uma reflexão quanto ao seu papel como órgão formador de educadores. Os dados dos sujeitos apontam especialmente para o imaginário social do ser professor. Assim, muitas vezes, o sujeito sai da universidade com uma imagem daquilo que é ser professor, mas, quando chega à sala de aula, percebe que a imagem que na universidade se constrói é ideal e não real. Diante dessa observação, os sujeitos promovem um convite à universidade a fim de que dê mais apoio ao estudante de Letras no sentido de mostrar o que realmente pode-se encontrar em uma sala de aula e como agir nas mais variadas situações. Assim, pôde-se traçar um perfil desses egressos observando que todos exigem um comprometimento maior da universidade com aquilo que é real e uma maior preparação de seus alunos para enfrentar a sala de aula. |
|
Instituição de fomento: PIBIC/FURB
|
|
Trabalho de Iniciação Científica
|
|
Palavras-chave: língua materna; professor; formação. |
|
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
|