IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 11. Economia

CARACTERÍSTICAS DO DESEMPREGO NO BRASIL. A EDUCAÇÃO PROTEGE CONTRA O DESEMPREGO?

Victoria Echeverría de Carvalho 1
Carlos Alberto Ramos 1
(1. Departamento de Economia / UnB)
INTRODUÇÃO:

O objetivo deste trabalho consistiu em analisar quais as possíveis relações entre educação e desemprego. Para isso, nos referenciamos na Teoria do Capital Humano, na Teoria do Filtro, na Teoria da Fila, no Papel da Educação, das Habilidades Cognitivas e não Cognitivas e no Paradigma do Choque Tecnológico.

METODOLOGIA:

A proteção contra o desemprego dada pela educação será analisada pelo comportamento de algumas variáveis, como sexo, decil[1], pobreza, grau de escolaridade e filhos, que mostraram ter importância significativa no estudo aqui abordado. A fonte dos dados analisados neste trabalho foi a PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra a Domicílio). Para a formulação de tabelas, gráficos e regressões foi utilizado o programa SPSS.



[1] A variável decil foi criada de forma a dividir a população em 10 camadas com diferentes rendas, sendo, portanto, 10 decis.

RESULTADOS:

A probabilidade de a mulher ficar desempregada é sempre maior do que a do homem; os índices mostram que a probabilidade de se ficar desempregado, tendo sempre como base de comparação o primeiro decil da população, está caindo. O pobre sempre tem maior probabilidade de ficar desempregado do que aquele que não é pobre. A probabilidade de se ficar desempregado aumenta em todos os graus de escolaridade e a maior probabilidade está na faixa que engloba aqueles com segundo grau incompleto e completo.

CONCLUSÕES:

As análises dos dados confirmaram alguns postulados teóricos e refutaram outros. Entre as conclusões mais importantes deste trabalho destaca-se o fato de que a educação protege, cada vez menos, do desemprego, inclusive dentre os altos níveis de escolaridade. Por outro lado, em todos os decis da população foi identificado o fato de que a probabilidade de se ficar desempregado está caindo tendo como base o primeiro decil da população.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: desemprego; educação; choque tecnológico.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006