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A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 2. Banco de Dados
Banco de Dados e Sistema Hipermídia
Fabio Rodolfo Vertamatti 1
Marco Henrique Maione Maldonado 1
Elias Estevão Goulart 1, 2
(1. Centro Universitário de São Caetano do Sul - IMES; 2. Prof. Dr. )
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por objetivo apresentar o projeto e a implementação de um sistema hipermídia – Hipermemo – para o armazenamento e recuperação de informações digitalizadas do projeto Memórias do ABC. O projeto Memórias do ABC resgata a memória em temas específicos através da técnica da história oral, cujos depoimentos e objetos dos depoentes (documentos pessoais, fotos, músicas etc) são digitalizados e integrados ao sistema hipermídia. O projeto Hipermemo foi desenvolvido através da metodologia RMM (Relationship Management Methodology) e a implementação com a linguagem de programação Tcl/Tk. Atualmente, o sistema está operacional em sua primeira versão com acesso às transcrições dos depoimentos. Objetivos: • Projetar um banco de dados hipermídia, capaz de ser cadastrado, consultado e divulgado na Internet; • Analisar o processo de implementação do banco de dados; • Analisar os formatos de dados disponíveis para a serem utilizados no sistema; • Avaliar os softwares livres disponíveis para a desenvolvimento, divulgação e banco de dados. Justificativas: • Necessidade de armazenar documentos e depoimentos para futuras consultas; • Permitir um acesso rápido a grandes quantidades de documentos e informações • Disponibilizar as informações para que possam ser acessadas pela Internet ou consultadas no local.
METODOLOGIA:
A hipermídia permite uma navegação interativa entre o sistema e o usuário. Hipermídia baseia-se no conceito de hipertexto. Uma página hipertexto é composta por textos e ligações entre documentos e blocos de informações. A hipermídia também possibilita a ligação entre imagens, sons, vídeos, dentre as diversas mídias. Uma base hipermídia precisa estar bem orientada para que os usuários obtenham as informações que buscam. Ben Schneiderman (1989 apud Bugay, 2000) define três regras básicas para determinar se as informações são apropriadas para serem transformadas em hipertexto, e acredita-se possíveis de serem utilizadas na definição de uma aplicação hipermídia: • Um grande corpo de informação é organizado em numerosos fragmentos; • Os fragmentos relacionam-se uns aos outros; • O usuário necessita apenas de uma pequena fração a qualquer momento. Com isso, busca-se desenvolver um banco de dados hipermídia capaz de fornecer informações inter-relacionadas para consulta. O desenvolvimento envolve capturar e organizar a estrutura de um domínio completo e torná-lo claro para os usuários. O método proposto para isso é a RMM (Metodologia de Controle de Relacionamento) que beneficia aplicações de grande variabilidade de informações. Metodologia: • Iniciado em 2005; • Baseado em pesquisa bibliográfica; • Uso da metodologia RMM (Relationship Management Methodology) para apoio ao projeto do sistema; • Construção do ambiente através da programação com a linguagem Tcl/Tk.
RESULTADOS:
• Código fonte e interface para consulta e cadastro ao banco de dados (3ª versão) • Uso da linguagem de programação Tcl/Tk para desenvolvimento da interface de consulta/cadastro • Estrutura organizacional do banco de dados • Testes de requisitos do software.
CONCLUSÕES:
A pesquisa ainda está em andamento possuindo resultados parciais.
Instituição de fomento: Centro Universitário de São Caetano do Sul - IMES
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Hipemídia; Banco de dados; RMM.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006