IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
PROJETO MÃO LIVRE
Juliana Corrêa de Lima  1
Lidiane Barreto Alves  1
Ricardo Antunes Machado  1
Melânia de Melo Casarim  1
André Krusser Dalmazzo  1
(1. Universidade Federal de Santa Maria - UFSM)
INTRODUÇÃO:
Ao lerem livros em língua de sinais, as comunidades surdas constroem, ampliam e modificam a sua leitura de mundo. Nessa perspectiva, estamos pesquisando na produção de livros em língua de sinais e língua portuguesa, para os surdos, favorecendo práticas significativas de letramentos. O problema dessa pesquisa constitui-se em pesquisar a contribuição dos livros bilíngües no letramento das comunidades surdas, efetivando-se como um artefato cultural.
METODOLOGIA:
Os objetivos consistem em produzir livros de fábulas, mitos e lendas gauchescas. O trabalho conta com uma professora do Curso de Educação Especial, um Professor do Curso de Desenho Industrial, bolsistas de ambos os cursos, e uma instrutora de língua de sinais. Selecionamos 12 lendas, e até o presente momento, fizemos à síntese dos textos e a representação gráfica de três lendas, entre elas: Lenda da Eva Mate, Lenda do Umbu e Lenda do Túnel das Missões. Para ilustrar e representar graficamente esse material literário, contamos com uma instrutora de língua de sinais; No término dessa fase passamos para a diagramação das páginas com ilustração, texto em língua de sinais e língua portuguesa.
RESULTADOS:
Como resultado pode apresentar a ilustração, diagramação, montagem do protótipo, e preparação para publicação do livro da Lenda da Erva Mate. Futuramente estaremos pesquisando sobre a produção das demais lendas selecionadas.
CONCLUSÕES:

Produzir material literário em língua de sinais, configura-se numa estratégia de extrema relevância ao oportunizar aos surdos conhecerem mitos, lendas e fábulas que foram criados e contados de geração em geração e, que ainda hoje as comunidades surdas ignoram.

Instituição de fomento: PROLICEN
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Letramento; Literatura; Língua de Sinais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006