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G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
PERCEPÇÃO AMBIENTAL UMA INOVAÇÃO METODOLÓGICA APLICADA A ESTUDOS AMBIENTAIS - O CASO DO TURISMO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ
Daniele Tavares Ribeiro 1
Ludmila Neves Haddad 1
Alcinéia de Freitas Cordeiro Santos 1
Neusa Regina Barros Bastos da Silva 1
Amanda Melo da Silva 1
Roberta de Sousa Ramalho 1
(1. Centro Federal de educação Tecnológica de Campos dos Goytacazes/CEFET-Campos)
INTRODUÇÃO:

A percepção ambiental é hoje uma das investigações que permite maior aproximação da realidade local de uma população. Oferece suporte ao diagnóstico de anseios e rejeições de um determinado grupo, o que para o desenvolvimento turístico é fundamental se detectar (BONALUME, 2002)[1]. Situado no norte do Estado do Rio de Janeiro, o Município de Campos dos Goytacazes se destaca por sua extensão territorial de 4036 km2, o que o dotou de uma diversidade paisagística e potencialidades naturais de usos diversos. O objetivo ora proposto é caracterizar o potencial turístico desse Município de modo a se compor um programa de desenvolvimento apoiado em atividades de turismo cultural e ecológico. O turismo cultural e ecológico deriva de processos sociais capazes de mobilizar a economia local, se estendendo a níveis regionais e globais. Além disso, as necessidades desses processos promovem a proteção e recuperação de recursos naturais, bem como de estruturas rural e urbana, o que em linhas gerais vêm a contribuir com o processo de desenvolvimento local.

Para Najara (2005)[2] “Perceber é mais do que compreender é sentir as necessidades, é despertar para o acontecimento. Os estudos de percepção são uma importante contribuição na complexa ação de ajuda ao meio ambiente. Estamos falando de uma necessidade de não apenas de uma visualização dos problemas, mais do que isso, deles serem sentidos e interpretados, para que assim possam ser solucionados ou mitigados”.



[1] Bonalume, Cláudia Regina. 2002. O Lazer numa proposta de desenvolvimento voltada à qualidade de vida. In. Muller, Lamartine Pereira da Costa. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 230p.

 

[2] NAJARA,P.M : O Desenvolvimento de um Turismo Inclusivo na Enseada de Abraão –Ilha Grande (RJ)- Pertencimento a APA de Tamoios, a luz da Percepção Ambiental.Artigo do I Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação.UERJ.2005.

 

METODOLOGIA:

O Turismo é um dos fenômenos mais marcantes da atualidade sendo um dos segmentos que mais cresce no mundo, propicia a geração de emprego, renda e todo um fluxo de serviços e pessoas. Destaca-se, portanto que esse segmento econômico agrega possibilidades de desenvolvimento para uma região, mais como qualquer outra atividade econômica gera vários problemas de cunhos ambientais e sócio-culturais, visto que o turismo implica na utilização de lugares, espaços, “recursos”, que se não forem bem planejados com organização e uma eficaz infra-estrutura pode gerar graves problemas para a localidade em que está sendo desenvolvido.

Sendo assim, qualquer proposta de Desenvolvimento Local necessita antes de tudo do diagnóstico do imaginário da população local, através do que será possível se disponibilizar à comunidade ferramentas que possibilitem um “novo olhar” ao seu local. A Educação Ambiental por sua vez proporciona os instrumentos necessários a essa visão ecológica e preservacionista esperada. Dessa forma as etapas a seguir compõem o programa experimental:

Ø      Utilização do Geoprocessamento (Arcview 3.2a) para a produção de mapas temáticos através dos quais é possível se delimitar áreas de risco a erosão, deslizamentos, inundação entre outros usos potenciais conforme aspectos da geomorfologia, cobertura vegetal e solos;

Ø      Levantamento fotográfico da paisagem para registro das condições iniciais do projeto e posterior desenvolvimento;

Ø      Aplicação dos Questionários de percepção ambiental e solicitação de um desenho representativo da região.

 

RESULTADOS:

Nessa fase preliminar da pesquisa foram entrevistadas escolas públicas de cinco distritos que destacam uma lagoa urbana e uma área rural. Dos resultados alcançados destaca-se a flexibilidade oferecida pelo conceito de região empregado nas perguntas, isso permitiu observar que embora os alunos vivam em um ambiente rural, percebem que o mundo não se limita ao local de moradia, regiões mais distantes fisicamente chegam ao universo desses alunos não apenas por meio do estudo formal, mas, graças principalmente à televisão, à informática e às facilidades dos meios de transportes, de uma sociedade inserida em um mundo globalizado.

A análise dos desenhos possibilitou se detectar a importância dos recursos hídricos em dois distritos com 33% de referencias do mar, lagoas e rios. Tal fato revela ainda os fortes traços de espaço vivido, na importância dos barcos e da principal atividade econômica local, a pesca. Nos outros dois distritos onde a paisagem rural é muito marcante o desenhos também revelaram a relação dos alunos com o local, destacando morros, açudes, gado e plantações de cana. Da mesma forma no mais urbano sua representação no imaginário da comunidade foi destacado, mesmo existindo uma lagoa de cerca de 14km2, que durante o período de verão é o principal local de laser. Essa lagoa foi citada apenas cinco vezes como lugar bonito, num universo de 583 questionários. E os desenhos revelaram um forte vínculo com a paisagem urbana, destacando praças, clubes e ruas.

CONCLUSÕES:

Os dados obtidos revelam a realidade percebida e simultaneamente desvendam um conjunto de fatores como: idéias, valores, comportamentos e identidades que possibilitam o reconhecimento de elementos fundamentais à elaboração de um programa de educação ambiental capaz de auxiliar na implantação de programas de turismo ecológico. Esses resultados preliminares vêm confirmar as suspeitas de que, na localidade próxima à área urbana mesmo existindo um recurso natural potencial ao desenvolvimento do turismo, o mesmo não é percebido como tal. Portanto, com base nessa constatação é necessário se promover a sensibilização da comunidade local para suas potencialidade naturais. O que não ocorre nas localidades mais distantes do urbano. Nesses casos os programas deverão ser orientados para recuperação das áreas degradadas pela atividade histórica regional, a monocultura da cana.

Assim observa-se que através do diagnostico de Percepção Ambiental é possível se obter um banco de dados que dará suporte aos Programas de Educação Ambiental, e com isso preservar e recuperar paisagens, podendo também incentivar o Turismo Sustentável para desenvolver as localidades, gerando renda para as mesmas. 

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Percepção ambiental; Aplicação de questionários; Atrativos turísticos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006