IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística

UM PROTÓTIPO DE UM GLOSSÁRIO ESCOLAR DE ECOLOGIA

Anna Carolina Carrijo Guimarães  1
Waldenice Moreira Cano  1
(1. Instituto de Letras e Lingüística / UFU)
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho apresenta um protótipo de um glossário virtual de Ecologia para os alunos do ensino fundamental. Esse trabalho justifica-se na importância de haver dicionários técnicos bem elaborados auxiliando no processo de ensino-aprendizagem do saber científico, principalmente para alunos das séries iniciais do ensino fundamental que, na maioria das vezes, têm, nessas séries, o primeiro contato teórico com o arcabouço científico.   

Entretanto, constatamos a escassez de obras de referência voltadas para o aluno do ensino fundamental. Os raros dicionários existentes contemplam um público já iniciado no mundo das ciências. Soma-se a isso o fato de essas raras obras terem sido elaboradas em outra língua e traduzidas para o português. É questionável a qualidade de um dicionário organizado originalmente para atender um público de outra língua e cultura.    

Desse modo, propusemo-nos a elaborar um modelo de glossário virtual que apresente alguns termos da Ecologia definidos, seguindo o modelo dos dicionários virtuais, acrescidos e co-relacionados a recursos multimídia, como vídeos, curiosidades, imagens e links para páginas na internet, com o intuito de apresentar um protótipo de um glossário virtual que considere o uso efetivo dos termos apresentados, adequando a linguagem das definições à faixa etária do público-alvo e à área especializada, no caso, a Ecologia.

METODOLOGIA:

Para a elaboração do glossário, selecionamos um corpus de cinqüenta e seis termos da Ecologia advindos de livros didáticos de Ciências da 5ª série do ensino fundamental, aprovados pelo PNLD de 2002. Após a seleção dos termos, elaboramos definições para o corpus selecionado com base nos livros didáticos utilizados, acrescidos de algumas definições do dicionário Aurélio século XXI da Ed. Nova Fronteira, do dicionário de Ecologia e Ciências Ambientais da Ed. Melhoramentos, do Míni Aurélio 6ª edição da Ed. Posigraf, do Míni Caldas Aulete da Ed. Nova Fronteira.

Posteriormente à elaboração das definições, buscamos materiais ilustrativos para os termos definidos. Recolhemos dos livros didáticos textos informativos sobre alguns termos; retiramos da internet fotos que poderiam nos servir como ilustração de outros; retiramos do Almanaque Abril 2002 dois vídeos importantes para a ilustração de dois termos do protótipo. 

Tendo em mãos todo esse material, iniciamos a confecção da estrutura do glossário. Contamos, para esse fim, com a ajuda do estagiário Lucas Tiago Rodrigues, graduando do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Uberlândia, que desenvolveu um software em Borland Delphi 6, que possui a função de glossário digital, acrescido de recurso multimídia e uma interface gráfica amigável. Procuramos elaborar uma interface de fácil acesso e que disponibilizasse aos consulentes variados recursos multimídia que contribuiriam com as definições dos termos.

RESULTADOS:

Elaboramos um software de um glossário virtual de Ecologia no qual a definição de cada termo selecionado está armazenada em páginas HTML. A área destinada à visualização dos termos é, na verdade, um navegador Web, que permite um alto grau de navegabilidade possibilitado pela presença de links que apontam para sites na internet, relacionados com a temática do glossário, para vídeos, imagens e fotos associados às definições de alguns termos.

Na tela principal do software, encontra-se uma caixa de diálogo que contém a árvore de termos do programa. Basta clicar em algum termo que a definição do mesmo aparecerá na tela ao lado. A interface disponibiliza, na tela, links de acesso a fotos sobre alguns termos, à curiosidades sobre Ecologia, à sugestão de livros para leitura, à vídeos sobre alguns termos, além de um link de acesso à sites sobre Ecologia e preservação ambiental, na internet. Na tela onde aparecem as definições dos termos também é possível ter acesso aos recursos multimídia referentes ao termo consultado. Basta que seja vinculado a esse algum recurso, que será disponibilizado na tela um link de acesso para o mesmo.

O software desenvolvido possibilita a inserção de novos termos e novos recursos multimídia. O material elaborado por nós atua como um protótipo de um glossário virtual que pode servir como modelo para glossários de mais áreas técnicas e não somente para a Ecologia.

CONCLUSÕES:

Este trabalho teve por objetivo apresentar um protótipo de um glossário virtual de Ecologia para alunos de ensino fundamental. Para tanto, selecionamos e produzimos definições para um corpus de cinqüenta e seis termos da Ecologia que foram inseridos e organizados em um software em Borland Delphi 6, elaborado por nós. Esse software é um modelo de um programa que tem função de glossário digital, acrescido de recursos multimídia e uma interface gráfica amigável. O objetivo principal da elaboração desse material foi oferecer aos consulentes um modelo de glossário virtual que apresente termos técnicos definidos, seguindo o modelo dos dicionários virtuais, acrescidos e co-relacionados a recursos multimídia, como vídeos, curiosidades, links para páginas na internet e imagens.

É relevante mencionar que essa pesquisa teve a intenção pedagógica de auxiliar os alunos de ensino fundamental na aprendizagem dos termos das áreas técnicas. Acreditamos que os glossários e dicionários especializados podem ser um proveitoso recurso na árdua tarefa de aquisição do conhecimento técnico-científico, pois eles deixam a disposição dos alunos os  termos e definições necessários para a compreensão e domínio da ciência.

Instituição de fomento: CNPq / UFU
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Ecologia; Glossário virtual; Software.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006