H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes |
|
TRAJETÓRIA ARTÍSTICA DE PAULO FOGAÇA |
|
Rosane Andrade de Carvalho 1 |
Luís Edegar de Oliveira Costa 1 |
|
(1. Faculdade de Artes Visuais (FAV)- Universidade Federal de Goiás (UFG)) |
|
|
INTRODUÇÃO: |
Esta pesquisa buscou reconstituir e analisar a trajetória do artista goiano Paulo Fogaça com o intuito de colaborar para o resgate da memória visual goiana, particularmente no campo das artes plásticas. A expectativa inicial é que esse trabalho contribua para uma melhor compreensão e maior valorização da produção do artista, ainda não completamente assimilada pelo circuito cultural goiano. E ainda, colabore com o desenvolvimento das pesquisas relacionadas à produção em artes plásticas do Centro-Oeste, especificamente em Goiás, cuja situação de carência de estudos e publicações dificulta a compreensão do percurso histórico da arte nessa região do país.
Paulo Fogaça (Morrinhos, Goiás, 1936 - ) viveu na cidade do Rio de Janeiro entre 1965 e 1975 onde iniciou e desenvolveu parte de sua produção artística. No Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro entrou em contato com as discussões e práticas presentes no meio artístico brasileiro, realizando trabalhos em linguagens tidas na época como experimentais – objeto, fotografia, audiovisual e filmes em super-8. Ainda nesse período participou de eventos significativos como o I Salão da Bússola em 1969 no Rio de Janeiro, EXPO-PROJEÇÃO 73: Som, Audiovisual, Super-8 e 16mm, XII Bienal de São Paulo e VIII Bienal dos Jovens de Paris, todos em 1973, dentre outros. |
|
METODOLOGIA: |
As leituras, fichamentos e resenhas foram iniciadas a partir de textos de Aline Figueiredo (1979) que abordam a trajetória das artes plásticas no Centro-Oeste. Estas leituras iniciais proporcionaram uma contextualização histórica e social das artes plásticas na região Centro-Oeste e apontaram algumas causas do isolamento da arte goiana em relação aos grandes centros artísticos brasileiros. Em seguidas foram pesquisados textos específicos sobre as décadas de 60 e 70. Os livros de Marília Andrés Ribeiro (1998), Daisy Piccinini (1999), Frederico Morais (1975), Aracy Amaral (1973;1987), dentre outros, serviram como fontes para a análise das questões que permearam o contexto sócio-cultural e artístico daquele período.
O levantamento da produção do artista ocorreu nos acervos das instituições públicas investigadas e no acervo particular do artista, local onde se encontra a maior parte de sua produção. Nessa fase da pesquisa foram confeccionadas fichas de catalogação de obras e de documentos com base nos cadernos de André Porto Ancora (2002) e o registro imagético dos mesmos. As imagens das obras compõem as fichas catalográficas.
|
|
RESULTADOS: |
O levantamento e catalogação das obras e da bibliografia realizados nessa pesquisa proporcionaram a elaboração de um texto sobre a produção de Paulo Fogaça e sua relevância para a História da Arte Brasileira, sobretudo goiana, que foi apresentado no II Encontro de Reflexões sobre o Ensino de Arte promovido pela Faculdade de Artes Visuais – UFG, em novembro de 2004. Ainda nesse evento foi apresentado o resultado parcial da pesquisa que gerou a elaboração de um CD-ROM educativo intitulado “Proposta de Percurso Educativo na Obra de Paulo Fogaça”. Este material foi finalizado e apresentado dentro do Trabalho de Conclusão do Curso de Artes Visuais – Licenciatura de 2005.
“Proposta de Percurso Educativo na Obra de Paulo Fogaça” constitui-se como um recurso educativo multimídia composto por informações sobre a trajetória artística de Fogaça, contendo a relação das suas exposições individuais e coletivas, biografia resumida, contexto histórico-cultural e político em que a sua produção está inserida. E ainda, relação da produção do artista organizada cronologicamente e por linguagens, propostas de atividades pedagógicas a partir de imagens das obras catalogadas, glossário e sugestões bibliográficas.
Esta pesquisa gerou também uma apresentação e publicação no VI Seminário de Pesquisa - Visualidades contemporâneas: transpondo fronteiras, realizado na Faculdade de Artes Visuais em dezembro de 2005. E ainda, a produção de um texto que será parte do livro a ser publicado pela UFG contendo os projetos contemplados no III Prêmio de Iniciação Cientifica da Universidade no ano de 2004-2005. |
|
CONCLUSÕES: |
Nesse sentido, podemos afirmar que se trata de uma produção que guarda relações iconográficas e simbólicas com o tempo e espaço em que foi realizada.
|
|
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
|
|
Trabalho de Iniciação Científica
|
|
Palavras-chave: Paulo Fogaça; Arte brasileira; Cultura goiana. |
|
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
|