IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
A ATIVIDADE TURÍSTICA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: FURNAS DO DIONÍZIO, JARAGUARI - MS
Juliana Cristina Ribeiro da Silva 1, 2
Edvaldo Cesar Moretti 1
(1. UFMS/UFGD; 2. CNPq)
INTRODUÇÃO:

Furnas do Dionizio é uma comunidade negra rural, situada ao sul do município de Jaraguari – MS, localiza-se a aproximadamente 43 km de Campo Grande – MS; constituída por sua descendência ocupa uma área permanente desde o final do século XIX. Furnas do Dionizio, desde a criação do município de Jaraguari, figura como um povoado identificado pela ocupação da sede, das vilas e demais povoados dos Distritos, como terra dos Dionizios. Furnas situa-se em uma área em “forma de ferradura”, encravada na serra de Maracaju, ladeado de morros altos destacados da serra, é constituída de pequenos sítios e chácaras, herdados de Dionizio; é cortado por ribeirões e córregos perenes,  que acabam por desaguar no Rio Aquidauana.

O objetivo deste trabalho é analisar a atividade turística em Furnas do Dionísio e análise das modificações e reflexo na comunidade, sendo de fundamental importância entender as transformações ocorridas em conseqüência do sistema vigente
METODOLOGIA:

Para efetivação da pesquisa foi realizada revisão bibliográfica a partir de trabalhos científicos publicados em revistas acadêmicas, jornais e livros referentes ao assunto.

O trabalho de levantamento de dados foi dividido em 2 partes:

1 – Levantamento de dados secundários sobre a atividade turística em áreas quilombolas realizadas no Estado de Mato Grosso do Sul. Estes dados serão coletados através do roteiro definido em planilhas de Dados Secundários, arquivados e analisados permitem criar um banco de dados preliminar sobre a temática e o acesso a diferentes entendimentos sobre a temática proposta para este estudo;

2 – Levantamento de dados primários e de opinião, através de entrevistas com diferentes segmentos da comunidade local (líderes da comunidade, representantes do poder público estadual). Estas entrevistas visavam à coleta de dados referentes à atuação do poder público e ações relacionadas ao desenvolvimento da atividade turística em comunidades quilombolas.

RESULTADOS:

Nas últimas décadas a comunidade tem passado por transformações em sua estrutura sócio-econômica-cultural, mas, ainda de maneira preliminar foi possível identificar a resistência em abandonar determinadas práticas culturais. O resgate cultural realizado hoje em Furnas, tem gerado novas relações sociais, com algumas divisões em “grupos sociais”, essa soma de saberes, conhecimentos, técnicas entre outros, transmitido de geração a outra acaba se transformando.

Identificamos nas pesquisas de campo grande interesse dos mais jovens pelas danças e cantigas dos mais velhos. Em relação ao turismo, segundo ALMEIDA (2005)1, é um dos setores mais dinâmicos da estruturação espacial, uma das atividades que mais têm estimulado a diversidade territorial, através da valorização e ou da re-criação do singular que permeia a região. A visitação que ocorre em Furnas é principalmente de moradores de Campo Grande e redondezas, que buscam saber da história da fundação e constituição da comunidade, a comunidade recebe visitas de escolas e freqüentemente de pessoas que tem parentes lá.

A comunidade ainda não possui infra-estrutura para receber os turistas, ou visitantes, como eles preferem se referir, quando é servida refeição aos visitantes, normalmente é na E. E. Zumbi dos Palmares, já que a Associação de Pequenos Produtores não possui uma edificação para tal.



1 ALMEIDA, Maira Geralda de. “Fragmentações” do espaço brasileiro e as políticas de turismo. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina – Universidade de São Paulo, pg. 417-428, 2005.

CONCLUSÕES:

O turismo em Furnas é o pode-se classificar como turismo cultural, que consiste em manter contato com outros povos, efetuando por meio de deslocamentos a satisfação de objetivos de encontros com emoções artísticas, cientificas, de formação e de informação dos diversos ramos existentes, visando a riqueza das inteligências e da criatividade humana. Tem efeitos econômicos diretos e indiretos na economia da comunidade, os efeitos são resultantes das despesas realizadas pelos turistas dentro da comunidade, como a compra de rapaduras, farinhas, entre outros. Como a comunidade não possui infra-estrutura para oferecer seus produtos, verifica-se que esse efeito é desigual entre os moradores.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: turismo; quilombo; Mato Grosso do Sul.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006