G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano |
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PATERNIDADE NO CONTEXTO DO SISTEMA FAMILIAR |
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Marcella de Holanda Padilha Dantas da Silva 1 |
Zaíra Rafaela Lyra Mendonça 1 |
Heliane de Almeida Lins Leitão 1, 2 |
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(1. Departamento de Psicologia- PSI; Universidade Federal de Alagoas-UFAL; 2. Profª Phd ) |
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INTRODUÇÃO: |
As mudanças observadas na família contemporânea têm levado a uma crescente necessidade de reflexão acerca dos papéis e relações familiares. A relação pai-criança representa um importante aspecto do contexto familiar, não ocorrendo desvinculada das demais relações familiares, em especial da relação pai-mãe e mãe-criança. A partir de um modelo sistêmico de família, pretende-se examinar o exercício da paternidade no contexto da rede de interações familiares. O presente estudo teve como objetivo investigar o ideal de pai vigente, a identidade e o lugar do pai na família atual. |
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METODOLOGIA: |
Participaram da pesquisa cinco famílias constituídas por pai, mãe e, pelo menos, duas crianças com idade entre 6 e 10 anos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com cada membro da família. Além disso, foram utilizadas histórias semi-projetivas ilustradas com uma gravura, apresentando situações do cotidiano da vida da criança. As respostas foram analisadas qualitativamente. |
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RESULTADOS: |
Em relação ao ideal de paternidade, foi observado que pais e mães salientaram a importância do envolvimento afetivo entre pai e criança. No entanto, no relato das situações vividas no cotidiano, pais e mães destacam as qualidades que vinculam o exercício da paternidade a papéis tradicionais, tais como o de provedor e de autoridade moral, não obstante estes estejam sendo compartilhados com a mãe. As evidências mostram que as mulheres ainda são responsáveis pela grande maioria dos trabalhos domésticos e dos cuidados com as crianças, enquanto os homens participam apenas como ajudantes. |
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CONCLUSÕES: |
Comparações entre os estilos de comunicação desenvolvidos por pais e mães com suas crianças mostraram que a comunicação do pai com sua filha é caracterizada pelo estilo de ensinar através do diálogo, enquanto a comunicação com seu filho é caracterizada pelo estilo severo, com demonstrações mais explícitas da autoridade moral paterna. |
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Instituição de fomento: CNPq
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave: Família; Paternidade; Gênero. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |