IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 2. Bioquímica dos Microorganismos
PERFIL DE CRESCIMENTO MICELIAL DE PLEUROTUS SAJOR-CAJU  EM CULTIVO SUBMERSO

 

Rosane Marchetto 1
Fernanda Grison Confortin 1
Aldo José Pinheiro Dillon 1
(1. Instituto de Biotecnologia/Universidade de Caxias do Sul (UCS))
INTRODUÇÃO:

 Os cogumelos do gênero Pleurotus apresentam alto valor nutricional, aroma e sabor agradáveis, desenvolvem-se naturalmente em troncos de árvores e podem ser produzidos utilizando como substrato diferentes resíduos lignocelulósicos. O cultivo submerso é um método alternativo de produção de biomassa micelial, que pode ser utilizada como suplemento alimentar, uma vez que seus constituintes são semelhantes aos do corpo de frutificação. A fermentação líquida tem como vantagens o maior controle do processo e o menor tempo de cultivo.

METODOLOGIA:
Neste contexto, visando à produção de biomassa fúngica de Pleurotus sajor-caju em cultivo submerso, avaliou-se o perfil de crescimento utilizando concentrações de 5; 7,5 e 10g.L-1 de glicose, adicionada ao meio como fonte de carbono. A formulação do meio de cultivo foi baseada na utilização de solução mineral (Mandels & Reese, 1957), acrescida de proteína de soja (1g.L-1), extrato de levedura PRODEX ® (1g.L-1) e óleo de soja (1mL.L-1). Os ensaios foram realizados em frascos Erlenmeyer de 500mL contendo 100mL de meio e os cultivos mantidos sob agitação de 180 rpm e temperatura de 28±2ºC. As amostras foram retiradas após 72, 96, 120, 144 e 192 horas de cultivo. A massa micelial foi determinada após filtração do volume total dos frascos e secagem dos sólidos a 80°C durante 24 horas. O consumo de glicose foi estimado pela determinação de açúcares redutores totais, utilizando o reagente DNS (Miller, 1959).
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que no meio com concentração de 5g.L-1, a glicose foi totalmente consumida em 120 horas de cultivo. A maior conversão do substrato em células (YX/S = 0,6991g.g-1) foi evidenciada no tratamento contendo 5g.L-1 de glicose, enquanto a maior produtividade (Px = 0,0499g.L-1.h-1) e a maior concentração micelial (x = 5,988g.L-1) foram obtidas utilizando 10g.L-1 no meio de cultivo.
CONCLUSÕES:

Com base nestes resultados, verificou-se que é possível  produzir  biomassa micelial de Pleurotus sajor-caju  utilizando cultivo líquido em curto intervalo de tempo.

Instituição de fomento: Universidade de Caxias do Sul
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Pleurotus sajor-caju ; biomassa micelial; cultivo submerso.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006