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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ARTE: UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PERCEPTIVO E COMPREENSÃO GLOBAL
Fernanda M. Macahiba Massagardi  1
Maria Ângela Miorim  2
(1. Graduanda do Curso de Artes Plásticas do Instituto de Artes - Unicamp; 2. Profª Drª da Faculdade de Educação - Unicamp)
INTRODUÇÃO:

Os currículos das escolas do Ensino Fundamental e Médio têm refletido, de formas variadas, o processo de fragmentação das áreas de conhecimento, que culminaria no século XX com uma quantidade de especializações em todos os setores da sociedade. A maior parte das escolas é organizada por meio da distribuição das disciplinas escolares em horários distintos, sem que haja nenhuma articulação entre elas. As disciplinas Matemática e Artes, por exemplo, são separadas não apenas em seus horários como também na localização em áreas mais amplas que orientam a organização escolar. Entretanto, um breve olhar pela história nos aponta para a existência de variadas relações que foram estabelecidas entre Matemática e Arte em diversos períodos e contextos. Analisando experiências que buscam estabelecer articulações entre essas áreas do conhecimento, percebemos a existência de um amplo espaço para a realização de novas e diferentes propostas. Tendo em vista contribuir para a ampliação dessa discussão, este projeto tem o objetivo de elaborar um material didático diversificado que articule Arte e Matemática, buscando oferecer ao aluno uma visão mais ampla do mundo e a compreensão da existência de inter-relacionamentos entre as ciências humanas e exatas, aguçando e desenvolvendo seu senso crítico, perceptivo e criativo. Além disso, buscamos disponibilizar ao professor uma alternativa de material didático para a sua prática pedagógica.

METODOLOGIA:

Com o objetivo de produzir um material didático — um livro com atividades que relacionem Arte e Matemática —, foram realizados trabalhos de localização, seleção e leitura de livros didáticos e paradidáticos de Matemática para o Ensino Médio, tendo em vista a seleção de assuntos de Matemática que serão propostos nas atividades e que estarão relacionados às artes em geral (música, pintura, escultura, gravura, dança e a própria natureza). Além disso, foram realizadas análises de textos da História da Arte e da Matemática, assim como a busca e seleção de reproduções de obras de arte, que foram incluídas no material didático. Foram feitos também contatos com artistas e responsáveis legais, para a solicitação do direito de uso de imagem. Tendo em vista a busca de uma melhor adequação do material ao aluno do Ensino Médio, público–alvo, consultamos professores de Arte e de Matemática para que opinassem sobre as atividades propostas, bem como para que sugerissem outros materiais e técnicas artísticas.

RESULTADOS:

No primeiro ano de nosso trabalho, elaboramos o primeiro volume do material didático intitulado Matemática & Arte: Um Primeiro Olhar, no qual se abordaram os seguintes temas: Matemática e Arte: O Olhar; Matemática e Arte: A Cor, Matemática e Arte: A Composição e Matemática e Arte: A Proporcionalidade. O volume vinha acompanhado de um encarte com orientações para o professor. No primeiro tema buscamos iniciar o aluno na discussão acerca dos vários elementos que estão envolvidos na concepção e produção de obras de arte, em especial os relacionados à ocupação do espaço; ao tamanho das obras; à disposição das partes ou dos elementos que constituem a obra (relacionadas a figuras geométricas ou não); às relações matemáticas entre as partes (as proporções); às relações com os cortes do plano (geometria projetiva, analítica, descritiva), etc. O segundo tema traz para o aluno informações e atividades sobre teoria das cores. O terceiro tema pretende levar o aluno a perceber os efeitos visuais desejados em uma obra de arte, dentre os quais os relacionados a formas, transformações e proporções geométricas. No quarto tema exploramos a proporção áurea, tendo como fechamento a análise da escultura de Michelângelo, David, que pretende iniciar a discussão acerca de perspectiva, objeto inicial do próximo volume. Algumas atividades propostas no livro foram aplicadas no primeiro ano de Ensino Médio do Colégio Ser Universitário de Sorocaba pelo professor de Matemática Ricardo Pupo, com o objetivo de avaliar as atividades. Os alunos mostraram-se bastante receptivos.

CONCLUSÕES:

Pesquisando a história da matemática, da arte e suas relações, descobrimos que em muitas obras de arte a beleza e a harmonia dos resultados estão intimamente ligados à matemática. A arte e a matemática muitas vezes estão ligadas para representar, criar e explicar o nosso meio. A produção do material didático para alunos e professores possibilitou uma experiência que foi além de reflexões teóricas. Propiciou um exercício de criatividade peculiar na busca por associações artístico-matemáticas diferenciadas, que pudessem levar o aluno a ampliar as suas concepções acerca de relações entre ciência e arte. Esse exercício confirmou a profundidade didática de um projeto dessa natureza, levando-nos a ampliar a nossa proposta inicial e propor a produção de um segundo volume do material (didático). Essa profundidade didática foi confirmada em momentos de aplicação de atividades para alunos, que se surpreendiam ao conseguirem ‘ver’ beleza na matemática existente em uma obra de arte já conhecida, mas na verdade não conhecida o suficiente — como no caso da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci e sua construção áurea. Creio que o trabalho científico deve sempre buscar a beleza e a surpresa escondida naqueles fatos que nem sempre achamos atraentes ou que são considerados simples fatos cotidianos e banais. Não raro, encontrei respostas matemáticas em livros de arte e respostas artísticas e poéticas em geometria e equações matemáticas.

Instituição de fomento: PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Arte; Matemática; Ensino.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006