IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
UTILIZAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA BIOSSINTETISADAS POR Fusarium oxysporum PARA IMPREGNAÇÃO DE TECIDO TÊXTIL E RECUPERAÇÃO DESTAS NANOPARTÍCULAS EM EFLUENTES POR Chromobacterum violaceum
Gabriel Inácio Morares Honorato Souza  1
Elisa Espósito 1
Priscila Marcato  2
Nelson Duran  1, 2
(1. Núcleo de Ciências Ambientais, Universidade de Mogi das Cruzes / NCA; 2. Laboratório de Química Biológica, Universidade Estadual de Campinas)
INTRODUÇÃO:
Pesquisa em nanotecnologia é a síntese de nanopartículas (nps). Dentre vários fungos estudados, a espécie Fusarium oxysporum, quando exposto a uma solução de ouro ou prata, reduz rapidamente estes dois metais, produzindo nps, de ouro e prata zero, altamente estáveis. Essas nps podem ser empregadas, como biocidas em tintas ou tecidos, por exemplo.
METODOLOGIA:
Utilizamos Fusarium produtores de nps de prata em solução de Nitrato de prata 10–3M. A solução foi filtrada e analisada em espectroscopia e microscopia eletrônica de varredura. Foram selecionadas as melhores espécies e empregada para produção de nps de prata. As nps de prata produzidas foram impregnadas em tecido têxtil tais como poliéster e algodão e testada sua atividade antimicrobiana frente as bactérias Staphylococcus aureus e Klebisiela pneumoniae.  Após atividade o tecido foi lavado, e a água com as nps de prata foi tratada com a bactéria Cromobacterium violaceum.
RESULTADOS:
Três linhagens de F oxysporum (539, 07 e 91142) foram selecionadas pela alta produção de nps de prata. Os tecidos impregnados com as nps apresentaram atividade antimicrobiana frente às bactérias citadas. Os tecidos foram lavados com água destilada e a água deste enxágüe sofreu um tratamento com bactéria C. violaceum como remediador primário do efluente.
CONCLUSÕES:

A utilização das nps de prata sintetizada pelo fungo F. oxysporum, apresentaram eficiência antimicrobiana frente às bactérias S. aureus e K. pneumoniae, uma vez impregnadas em tecidos têxtil. A água da lavagem proveniente dos tecidos contendo as nps de prata foi tratada com C. violaceum acarretando em uma devida absorção das nps pela bactéria  possibilitando uma possível recuperação e reutilização.

Instituição de fomento: FAPESP, Rede Brasileira de Nanotecnologia, MCT/ CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: nanopartículas de prata; Fusarium; Chromobacterium violaceum.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006