G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia |
|
ATIVIDADE LÚDICA PARA CONSTRUIR A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
|
|
Ana Claudia Carvalho Giordani 1 |
Angélica Cirolini 1 |
Ronaldo Soares de Lima 1 |
Roberto Cassol 1 |
|
(1. Universidade Federal de Santa Maria) |
|
|
INTRODUÇÃO: |
A construção das noções do espaço se aprimora ao longo do desenvolvimento da criança e o estudo do lugar deve-se começar pelo espaço vivido. O trabalho objetivou realizar um estudo sobre a forma como as crianças representam o espaço em que vivem. |
|
METODOLOGIA: |
Foram feitas visitas à Escola de Educação Básica Augusto Ruschi, localizada no município de Santa Maria-RS e proposto aos alunos de 5º, 6º e 7º séries que elaborassem um mapa mental do trajeto percorrido por eles até a escola. A partir destes mapas buscou-se verificar se os alunos demonstram alguns dos elementos cartográficos e uma noção vertical da superfície terrestre. |
|
RESULTADOS: |
Dessa forma, pode se observar que grande parte dos alunos da 7º série não representa os elementos cartográficos em seus mapas, sendo que a maioria dos alunos das três séries em questão não desenvolve o mapa em perspectiva vertical. Os elementos cartográficos representados por alguns alunos foram à legenda e orientação, mas a grande parcela dos alunos não representou tais elementos. |
|
CONCLUSÕES: |
A atividade lúdica, neste trabalho foi abordada pelo desenho, a qual é uma importante ferramenta na construção do conhecimento e deve ser enfatizada no processo ensino e aprendizagem da Geografia, sendo esta uma área com possibilidades de formar um cidadão que saiba ler o seu espaço e entender as relações nele estabelecidas, para assim compreender que o espaço se constitui do trabalho do homem. |
|
|
|
Trabalho de Iniciação Científica
|
|
Palavras-chave: alfabetização ; cartografia; lúdico. |
|
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |