IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 1. Anatomia Vegetal
ANÁLISE COMPARATIVA DA ANATOMIA FOLIAR DO GÊNERO Olyra (POACEAE - BAMBUSOIDEAE) OCORRENTE NO CERRADO DO DISTRITO FEDERAL.
Leiliane Saraiva da Silva 1
Dalva Graciano Ribeiro 1
Vera Teresinha Rauber 2
Tarciso Sousa Filgueiras 3
(1. Departamento de Botânica - UnB; 2. LPF - IBAMA ; 3. IBGE - DF)
INTRODUÇÃO:
Dentro da família Poaceae, na subfamília Bambusoideae são encontrados os bambus, plantas perenes, herbáceas – Tribo Olyreae - ou lenhosas – tribo Bambuseae. A tribo Olyreae possui, no Brasil, cerca de 65 espécies, das quais estão presentes no Distrito Federal quatro espécies do gênero Olyra: O. humilis, O. latifolia, O. taquara e O. ciliatifolia. O presente trabalho tem como objetivo a análise quantitativa da anatomia foliar das quatro espécies do gênero Olyra para futuros estudos comparativos e aplicações taxonômicas.
METODOLOGIA:
Os materiais foram coletados em Brasília-DF, exemplar-testemunha (“voucher”) estão depositados no herbário IBGE. A elaboração dos cortes anatômicos segue a metodologia comumente utilizada na anatomia vegetal, foram feitos cortes paradérmicos e transversais das folhas das espécies e material dissociado. Após confecção das lâminas as imagens foram capturadas pelo programa “Image Pró-Plus”. Nos cortes paradérmicos da face adaxial foram realizadas as seguintes medições: tamanho das células silicificadas, comprimento e largura das células longas, comprimento e largura das células buliformes, contagem de microtricomas, comprimento e largura dos estômatos, contagem de gancho e espinho, contagem das células silicificadas e contagem dos estômatos. Na face abaxial realizaram-se as mesmas medidas da face adaxial, incluindo-se comprimento e largura das células interestomáticas e excluindo-se as medições em células buliformes, ausentes nesta face. Nos cortes transversais: espessura do mesófilo, comprimento e largura das células fusóides, espessura da cutícula da face adaxial e da face abaxial e área dos feixes. Nas lâminas de dissociado foram medidos o comprimento das fibras, comprimento e largura dos vasos grandes, comprimento e largura dos vasos pequenos e comprimento e largura dos traqueídeos. A análise de variância foi feita pelo programa SPSS, versão 10, com 95% de significância.
RESULTADOS:
De acordo com as análises quantitativas as espécies diferem entre si em todas as características medidas. Porém, pode-se compará-las observando as mais semelhantes e as que mais diferem das outras.
CONCLUSÕES:
Após análise dos dados conclui-se que as espécies que mais se assemelham em relação às características medidas são Olyra humilis e O. ciliatifolia, que obtiveram o maior número de valores próximos, enquanto que entre Olyra humilis e O. taquara há uma maior diferença, em relação às características medidas.
Instituição de fomento: Pibic - CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Olyra; Análise quantitativa; Anatomia,.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006