IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
Elaboração Videográfica de Material Didático para Uso da Oralidade. Ensino Fundamental.

Aline Simo Ferreira 1
(1. UnB - IL - LIV)
INTRODUÇÃO:
Este projeto político-lingüístico visa ao desenvolvimento de materiais didáticos multimídia que correspondam ao ensino adequado da língua portuguesa para angolanos que sofreram mutilação dos membros superiores, em decorrência da guerra, naquele País. O público alvo dessa aprendizagem é composto de jovens que se encontram na faixa etária de 11 a 14 anos, que possuem grau de conhecimento equivalente ao ensino fundamental no Brasil e que se preparam para entrar no mercado de trabalho angolano. A motivação para ensinar Português e confeccionar materiais didáticos para este público se justifica pela necessidade da inserção profissional desses sujeitos no mercado ativo contemporâneo.
METODOLOGIA:
Procedeu-se à análise contrastiva de estruturas lingüísticas da variedade do Português de Angola e do Português do Brasil, formal e informal, para elaboração de material didático multimídia específico para uso da oralidade. Estes materiais didáticos devem corresponder às necessidades de interação entre conhecimento e desempenho profissional fornecendo conhecimentos de língua portuguesa para que os mutilados atendidos adquiram recursos próprios, a fim de serem inseridos no mercado de trabalho.
RESULTADOS:
Elaborou-se, para esta população, a primeira unidade do vídeo-aula de língua portuguesa, em que: i) há equivalência com o grau de conhecimento já adquirido e ii) apresenta graus de dificuldade diferenciados. Também foi elaborado o material didático em forma de livro impresso, com aproximadamente sessenta páginas, para uso do professor em sala de aula.
CONCLUSÕES:
O que se pretendeu com esta pesquisa foi proporcionar ao público-alvo proficiência em língua portuguesa para inserção no mercado de trabalho, por meio do Material Didático Multimídia, uma vez que a maioria destes são parcialmente letrados e alguns sem pleno conhecimento da língua portuguesa. A entrada no mercado de trabalho ou no ensino superior será uma utopia se estes não adquirirem total competência lingüística.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Material didático; ensino de português; mutilados de guerra.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006