IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
Elaboração Fonográfica de Material Didático para o Uso da Oralidade. Ensino Médio.
Eliani de Morais 1
(1. UnB - IL - LIV)
INTRODUÇÃO:
Este projeto político-lingüístico visa à confecção de material didático multimídia com o objetivo de atender às necessidades de interação entre o conhecimento gramatical e o desempenho profissional; fornecer conhecimentos de língua portuguesa para que a demanda de mutilados atendida adquira recursos próprios, a fim de serem inseridos no mercado de trabalho. O público-alvo é composto por jovens de 15 a 18 anos, que possuem conhecimento equivalente ao ensino médio no Brasil.
METODOLOGIA:
- A metodologia seguida durante a pesquisa foi: a) gravações em fita K7 de situações de contraste, tendo por base o uso da oralidade em ambientes profissionais, que considerassem as variedades angolana e brasileira; b) seleção de diálogos em língua portuguesa na variedade brasileira e angolana; c) seleção de imagens; d) elaboração de material didático que visou o uso da língua em ambientes profissionais; e) revisão do produto final.

RESULTADOS:

O resultado obtido foi a confecção do material didático fonográfico que teve por base as gravações efetuadas durante a pesquisa, a fim de que os mutilados possam ter um ensino adequado.

CONCLUSÕES:
O material didático - fita-cassete -confeccionado teve como pressuposto o fato de que o Português é língua oficial, porém não é língua materna de muitos que vivem em países que.têm essa oficialização. Desta forma, o material produzido deu prioridade à política integracionista, não impondo o português do Brasil (PB). Os textos utilizados foram colhidos de materiais que correspondiam ou eram próximos ao português de Angola (PA), que se assemelha ao português de Portugal (PP).
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Material didático de português; Ensino Médio; Mutilados.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006