H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística |
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Elaboração Fonográfica de Material Didático para o Uso da Oralidade. Ensino Médio. |
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INTRODUÇÃO: |
Este projeto político-lingüístico visa à confecção de material didático multimídia com o objetivo de atender às necessidades de interação entre o conhecimento gramatical e o desempenho profissional; fornecer conhecimentos de língua portuguesa para que a demanda de mutilados atendida adquira recursos próprios, a fim de serem inseridos no mercado de trabalho. O público-alvo é composto por jovens de 15 a 18 anos, que possuem conhecimento equivalente ao ensino médio no Brasil. |
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METODOLOGIA: |
- A metodologia seguida durante a pesquisa foi: a) gravações em fita K7 de situações de contraste, tendo por base o uso da oralidade em ambientes profissionais, que considerassem as variedades angolana e brasileira; b) seleção de diálogos em língua portuguesa na variedade brasileira e angolana; c) seleção de imagens; d) elaboração de material didático que visou o uso da língua em ambientes profissionais; e) revisão do produto final.
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RESULTADOS: |
O resultado obtido foi a confecção do material didático fonográfico que teve por base as gravações efetuadas durante a pesquisa, a fim de que os mutilados possam ter um ensino adequado. |
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CONCLUSÕES: |
O material didático - fita-cassete -confeccionado teve como pressuposto o fato de que o Português é língua oficial, porém não é língua materna de muitos que vivem em países que.têm essa oficialização. Desta forma, o material produzido deu prioridade à política integracionista, não impondo o português do Brasil (PB). Os textos utilizados foram colhidos de materiais que correspondiam ou eram próximos ao português de Angola (PA), que se assemelha ao português de Portugal (PP). |
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave: Material didático de português; Ensino Médio; Mutilados. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |