IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS VERBOS DA LÍNGUA JURUNA
Suzi Oliveira de Lima 1
(1. Universidade de São Paulo (USP/ FFLCH/DL))
INTRODUÇÃO:
O objetivo desta apresentação é apresentar algumas considerações iniciais de nosso trabalho que visa analisar a sintaxe e semântica verbal da língua Juruna. Especificamente, discutir o comportamento de verbos das diversas classes (transitivos, intransitivos inergativos, intransitivos inacusativos, bitransitivos, e reflexivos) em diferentes estruturas sintáticas (declarativa, reflexiva, passiva e wh-).
METODOLOGIA:
Para a realização do trabalho, construímos um banco de dados a partir de Fargetti (2001), de Louro (1978) e dos dados coletados por mim em um breve trabalho de campo (março/2005).
RESULTADOS:
Visamos apresentar um panorama das principais características sintáticas da língua Juruna. Inicialmente, apresentaremos as raízes de alguns verbos na língua e suas características semânticas e sintáticas. Além disso, discutiremos a estrutura das sentenças declarativas, reflexivas, passivas e wh- na língua a partir dos paradigmas verbais coletados. Também apresentaremos a questão da ordem de constituintes em sentenças intransitivas e transitivas. Finalmente, discutiremos a questão de Caso e concordância na língua, pois Juruna parece ser a única língua nominativa-acusativa no tronco Tupi.
CONCLUSÕES:
Averiguamos que as sentenças com objeto na terceira pessoa singular ou plural têm comportamento sintático diferente das outras do paradigma. Também foi averiguado que a língua apresenta a construção passiva e que há particularidades na construção interrogativa, tal como a presença do morfema /i-/, afixado ao verbo, em perguntas wh- para indicar extração de sujeito transitivo ou objeto.
Instituição de fomento: FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: verbos; sintaxe; línguas indígenas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006