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H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas

IDENTIDADES CULTURAIS NO CONTO AFRICANO CONTEMPORÂNEO

Vander Vieira de Resende   1
Adelaine LaGuardia Resende  2
(1. Acadêmico de Letras - Universidade Federal de São João Del Rei UFSJ; 2. Orientadora - Universidade Federal de São João Del Rei- UFSJ)
INTRODUÇÃO:

A pesquisa buscou traçar um possível perfil da identidade cultural africana na pós-modernidade, a partir da leitura e análise de um corpus de dez contos de autoria africana escritos durante a década de 1980. Este trabalho investiga os possíveis fatores que estariam influindo na fragmentação das identidades culturais africanas na pós-modernidade.

METODOLOGIA:

Adotou-se o procedimento da análise crítico-comparativa, segundo a qual se procura verificar não apenas as semelhanças, mas também as diferenças entre os textos examinados. A pesquisa se baseou na perspectiva dos Estudos Culturais e se embasou nas reflexões teóricas sobre as identidades culturais e o pós-colonialismo em autores como Stuart Hall, Bill Ashcroft, Edward Said, entre outros. A hipótese que orienta o trabalho se encontra na afirmação de Stuart Hall de que as identidades culturais na pós-modernidade sofrem um processo de fragmentação agravado pelas condições impostas pelo capitalismo global.

RESULTADOS:

Os personagens que habitam os textos estudados originam-se de distintas classes e grupos sociais, em particular aqueles que vivem em condições de privação e subalternidade. Ademais, os contos constituem uma denúncia das mazelas de um continente assolado pela miséria e pela corrupção política. Também evidenciaram-se contextos marcados pela exclusão, misoginia e exploração econômica. Observou-se, ainda, que as categorias de gênero e classe social  freqüentemente se sobredeterminam, não se podendo, portanto, analisá-las isoladamente. Constituem, contudo, forte elemento de constituição de direitos e deveres e, portanto, de cidadania nessas sociedades. A exclusão feminina é um dado relevante que convida a um estudo aprofundado. A relação com o passado e com a tradição religiosa está presente na maioria dos contos, embora tenha-se percebido que o capitalismo global  determina fortemente as relações sociais e as perspectivas de vida dos personagens retratados.

CONCLUSÕES:

Os autores dialogam de formas distintas e, por vezes, contraditórias com as tradições ancestrais e coloniais, ficando notória a influência e a hegemonia cultural do Ocidente na África contemporânea. Enfocadas através da migração e do deslocamento constante, essas representações simbólicas atestam, contudo, que não há uma forma única de inserção  na sociedade global, mas sim formas locais diferentemente mediadas. Nesse sentido, pode-se concluir que os autores analisados utilizam o meio literário como forma de denúncia social e reflexão sobre os paradoxos e dilemas trazidos pelo processo de globalização.

Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Identidade Cultural; Literatura Africana ; Globalização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006