IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 6. Medicina Veterinária

CONHECIMENTO DOS PRODUTORES RURAIS DE UBERLÂNDIA - MG SOBRE O COMPLEXO TENÍASE-CISTICERCOSE

Kênia de Fátima Carrijo 1
Franceilde Chagas da Silva 1
Júlia Eumira Gomes Neves 1
Luana Ribeiro Alves 1
Laerte Pereira de Almeida 1
Adriano Pittourscheg 1
(1. Faculdade de Medicina Veterinária / FAMEV - UFU)
INTRODUÇÃO:

O Serviço de Inspeção de carnes é uma importante medida utilizada para interrupção da cadeia epidemiológica da cisticercose, porém esta não é suficiente. É necessário a instalação de medidas preventivas nas propriedades rurais onde os animais são criados, incluindo um manejo sanitário eficiente e a educação sanitária dos indivíduos que manejam os animais. A dificuldade no emprego de medidas preventivas visando o controle da cisticercose em bovinos, é que não se conhecem, quais são os principais elos da estrutura epidemiológica dessa doença nas propriedades rurais, impedindo o seu controle apropriado e maior garantia da eficiência, eficácia e efetividade das medidas implantadas. O estudo teve como objetivo, identificar os fatores de risco relacionados a cisticercose bovina em propriedades rurais criadoras de bovinos na região de Uberlândia - MG.

METODOLOGIA:

Foram entrevistados cerca de 100 produtores rurais e pessoas envolvidas na criação e manejo de bovinos, na região de Uberlândia - MG, por meio de questionário estruturado e codificado. As questões eram referentes a dados demográficos e sociais de indivíduos entrevistados, além de dados sobre a parasitose e conhecimento da doença. Os dados obtidos foram digitados para um banco de dados criado por meio do Software EpiInfo (6.04). Posteriormente, foi aplicado teste estatístico para verificar possíveis diferenças entre as freqüências obtidas, determinando-se erro alfa igual a 5%.

RESULTADOS:

Os resultados apontaram que (100%) dos indivíduos possuem água encanada dentro de casa e sanitário com descarga. Cerca de (96,7) das pessoas abate animais em sua propriedade para consumo próprio e (98,0%) dos indivíduos têm o hábito de comer carne bem cozida. Poucos indivíduos conhecem a respeito do complexo teníase-cisticercose, com relação a prevenção da doença, mas (100%) destes manifestaram interesse de aprender mais sobre a doença.

CONCLUSÕES:

Através deste estudo, foi possível concluir que os indivíduos são preocupados com a veiculação de enfermidades através dos alimentos, em especial a carne, porém por falta de educação orientada para tal fim, não sabem tomar as medidas adequadas para a prevenção.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: complexo teníase-cisticercose; propriedades rurais; fatores de risco.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006