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F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes

O CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA A PARTIR DA LINHA DE ESTUDOS EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (LEEDEFE): UMA EXPERIÊNCIA DE AULA

Vanderléia Maschio 1
Mara Cristina Schneider  2
Daniele Rorato Sagrillo 3
Vilmar José Both  1, 4
Maristela Da Silva Souza  1, 5
João Francisco Magno Ribas  1, 6
(1. Especializanda em Educação Física Escolar/CEFD/UFSM; 2. Especializanda em Gestão Educacional/CE/UFSM; 3. Mestranda em Educação/CE/UFSM ; 4. Especializando em Educação Física Escolar/CEFD/UFSM; 5. Profª. Dra. do CEFD/UFSM; 6. Prof. Dr. orientador do CEFD/UFSM)
INTRODUÇÃO:

INTRODUÇÃO: Este trabalho tem por objetivo apresentar, através do relato de uma experiência de aula, o contexto da prática pedagógica na escola a partir do referencial teórico-metodológico adotado pela LEEDEFE: Materialismo Histórico e Dialético, elaborado por Karl Marx. Para a LEEDEFE, a escola assume uma importante função social, e dentro dela, especialmente, a Educação Física. O professor – mediador (Vigotski, 1988), através de uma proposta metodológica (Saviani, 2000), procura instrumentalizar os alunos para que eles ascendam a um nível superior de desenvolvimento (Vigotski, 1988). A Educação Física escolar realiza a mediação desse processo de desenvolvimento, especialmente, com base nos elementos da cultura corporal (Coletivo de Autores, 1992). Dentre estes elementos encontramos os esportes, dos quais destacamos o futsal. Dentro dele, apresentamos o tema regras sob a forma de uma aula. O objetivo desta aula era refletir sobre as regras oficiais do futsal, com a intenção de transformá-las para atender as necessidades/interesses reais dos alunos, privilegiando os valores de cooperação, coletividade e participação. Esta aula ocorreu dentro do Estágio Profissionalizante em Educação Física, no segundo semestre de 2005, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, com a turma 71 da 7ª série.

METODOLOGIA:

METODOLOGIA: No desenvolvimento desta experiência de aula, utilizamos como caminho metodológico a tríade concreto – abstrato – concreto. Os alunos partiam de sua realidade/prática social; discutiam a elaboração de uma nova regra, e em seguida, incorporavam-na a esta prática, modificando-a. O concreto inicial foi compreendido como aquele que representa a realidade (senso comum) dos alunos. Em relação ao tema da aula, observamos esta realidade durante os jogos, ao diagnosticar o predomínio das regras oficiais do esporte, aceitas pelos alunos como inquestionáveis e inalteráveis. Neste momento, os valores da sociedade capitalista predominavam. Esse foi o ponto de partida de nossa aula, que pretendíamos transformar através da mediação das abstrações (problematização, instrumentalização e catarse). Estas abstrações referiram-se ao questionamento do tema (regras) numa perspectiva histórica e crítica, tendo em vista o objetivo da aula, que visava ascender a consciência dos alunos à compreensão da sua possibilidade histórica de transformar as suas práticas sociais em vista de suas necessidades reais. Segundo Saviani (2000), a ascensão da consciência daqueles e do próprio professor ocorre com a mediação do conhecimento (abstrações), acumulado e transmitido historicamente pela humanidade. Vigotski (1988) observa que a colaboração do professor é indispensável para o aprendizado e posterior desenvolvimento dos alunos.

RESULTADOS:

RESULTADOS: No concreto final (pensado) houve uma mudança qualitativa (transformação) na prática social de professor e alunos. O professor, através de seu papel, mediou a alteração das regras do jogo de futsal, empreendida pelos alunos. No entanto, notamos uma grande resistência por parte dos meninos em modificar as regras, pois isso poderia descaracterizar o jogo de futsal. Percebemos com isso, a nítida influência do contexto social na escola, o qual privilegia o esporte de alto rendimento, juntamente com seus valores excludentes. Além de se submeterem acriticamente a regras que eles não criaram, os alunos buscavam se sobressair individualmente através da força, da velocidade, etc. Observamos que os meninos carregam os valores da sociedade capitalista, que privilegia o homem (ser masculino) em todos os seus aspectos. Por isso, eles foram extremamente resistentes à mudança de regras nas aulas, fato que não ocorreu igualmente entre as meninas, que chegavam a brincar nesta situação. Elas, inclusive, incorporaram essas novas regras em aulas posteriores, porque atendiam aos seus interesses. Por estarem numa quadra característica de futsal, os meninos acreditavam que deviam seguir veementemente as regras oficiais. Perguntamos então: será o caso de desfigurar a quadra de esportes dentro da escola, para que o professor consiga transformar a sua prática pedagógica juntamente com os alunos? Ou será também o caso de criar e buscar espaços alternativos para a vivência da cultura corporal?

CONCLUSÕES:

CONCLUSÕES: Durante a intervenção pedagógica, os alunos, através de suas ações (discussão em grupo, mudanças de regras), demonstraram avanço no entendimento de que eram os reais agentes de transformação das regras do futsal. Isso pressupõe que ocorreu um desenvolvimento superior na consciência do coletivo. Antes, predominavam os valores da sociedade capitalista (competição, individualismo, exclusão, etc). Alguns alunos queriam impor regras, excluindo os demais de participarem dessa construção. Isso mostra a importância do papel da educação quanto à construção e à socialização de valores que contraponham os valores predominantes na sociedade. Com a avaliação desta prática pedagógica realizada a partir do Materialismo Histórico e Dialético, observamos que o professor de Educação Física depara-se com um grande desafio: romper com os valores históricos da sociedade capitalista dentro e fora da escola. Para isso, ele necessita de uma sólida formação profissional, pautada numa relação constante entre teoria e prática. Escola e sociedade relacionam-se dialeticamente. Não existe neutralidade em ambas. Existem ideologias. Por isso, a formação do professor aponta um projeto histórico de sociedade, seja na direção de sua manutenção, seja na direção de sua transformação. O professor de Educação Física precisa se instrumentalizar para tomar consciência do homem e da sociedade que está construindo com o seu papel de educador.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: teoria; prática; Educação Física escolar.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006