IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração

MEMÓRIA E HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE IMES ( 1968 – 2005 )

Daniele Roncarate Barbosa 1
(1. INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO CAETANO DO SUL)
INTRODUÇÃO:

Esse trabalho de pesquisa refere-se ao estudo da memória e da história da Universidade IMES. Fundada em 1968 como Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, fez parte de um processo amplo que buscava infra-estrutura para a cidade, quando o prefeito Walter Braido, em sua primeira gestão, criou o Departamento de Educação e Cultura, tendo Oscar Garbelotto como primeiro diretor. O prefeito adota então o lema: “A cidade em que escola não é problema”. Foram construídas pré-escolas, grupos escolares, colégios e existia a necessidade da implantação de instituições de terceiro grau. O objetivo era proporcionar oportunidades de estudos em nível superior na própria cidade. Este é um passo significativo para o desenvolvimento educacional de São Caetano do Sul.  Também fez parte de um projeto nacional de ampliação do ensino superior e um projeto local de educação na cidade de São Caetano do Sul, ambos voltados para o desenvolvimento econômico pautado na industrialização baseada no capital estrangeiro. Nesse sentido, os objetivos dessa pesquisa são: analisar o papel da Universidade IMES no ABC; recuperar a história da Universidade IMES; relacionar os fatores que motivaram a criação da faculdade ao desenvolvimento da região do ABC e apontar as necessidades de formação profissional na época, em cursos de economia, administração e ciências sociais.

METODOLOGIA:

 A metodologia deste trabalho é baseada na Memória, que é concebida tanto individual quanto coletiva (HALBWACHS, 1990), relacionada às lembranças dos indivíduos que traduzem-se em representações ou símbolos, cuja expressão material visualiza-se no nosso patrimônio cultural. A memória é um fenômeno de construção social e coletivo. A rememoração do passado é feita no presente do indivíduo e determinada pelas condições daquele momento e esse ato requer um comportamento narrativo, pois trata-se da “comunicação a outrem de uma informação, na ausência do acontecimento ou do objeto que constitui o seu motivo”(LE GOFF, 2003, p. 421). Utiliza-se a história oral como técnica de coleta de dados – tratam-se de entrevistas de histórias de vida, gravadas em vídeo digital, com antigos professores, diretores, funcionários e ex-alunos, gravadas no ABC em 2005. Também utiliza-se a pesquisa documental, procurando com os depoentes objetos e documentos pessoais que são guardados como relíquias da sua história de vida. As entrevistas são transcritas e os objetos e documentos são identificados e digitalizados.

RESULTADOS:

Trata-se de pesquisa em andamento, e os resultados parciais são: 14 pessoas entrevistadas, em que pode se observar que os fatores que motivaram a criação da Universidade foram o incentivo educacional da gestão de Walter Braido em São Caetano do Sul e o interesse de um público que trabalhava nas empresas da região. Naquele momento, a região demandava mão-de-obra especializada com formação profissional em cursos de economia, administração e ciências sociais. O corpo docente era formado por pessoas do ABC, envolvidas com o projeto político de São Caetano do Sul ou empresas locais.

CONCLUSÕES:

Trata-se de pesquisa em andamento,portanto ainda não existem conclusões. Os resultados parciais são: 14 pessoas entrevistadas, em que pode se observar que os fatores que motivaram a criação da Universidade foram o incentivo educacional da gestão de Walter Braido em São Caetano do Sul e o interesse de um público que trabalhava nas empresas da região. Naquele momento, a região demandava mão-de-obra especializada com formação profissional em cursos de economia, administração e ciências sociais. O corpo docente era formado por pessoas do ABC, envolvidas com o projeto político de São Caetano do Sul ou empresas locais.

Instituição de fomento: INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO CAETANO DO SUL
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: memória; história oral; educação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006