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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

TRABALHO E MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE NO CONTEXTO NEOLIBERAL

Patrícia Vieira Trópia  1
Ana Célia Fernandes Costa  1
Cristiane de Vuono  1
Mariana Cavalcanti  1
(1. Faculdade de Educação, Universidade Católica de Campinas / CSSA)
INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa tem como objetivo compreender de que forma as políticas neoliberais implementadas no Brasil, a partir de 1990, afetaram as condições de trabalho e o movimento sindical dos docentes da PUC-Campinas. Interessou-nos compreender o processo de reestruturação do trabalho docente e as reações no plano sindical, em um cenário histórico de redução da esfera de influência do Estado, de adoção de procedimentos mercadológicos e quantitativos na educação. Procuramos, também, trabalhar com metodologias que vão além da análise de documentos, ao privilegiarmos a aplicação de questionários e a realização de entrevistas.

METODOLOGIA:

Utilizamos os seguintes instrumentos de pesquisa: entrevistas e questionários com docentes, análise bibliográfica e da documentação da Associação dos professores da PUC – Apropucc.

RESULTADOS:

Após a conquista de uma Carreira Docente em 1988, os docentes da PUC-Campinas assistiram, a partir de 1996, ao seu processo de congelamento. Iniciou-se uma fase de contratação de professores temporários, cujos vínculo e situação de trabalho são precários; de mudanças no Estatuto e na organização da Universidade, cujo efeito principal foi a extinção dos espaços coletivos de discussão pedagógica e política; de constante demissões levando, assim, ao aumento da rotatividade. Em função da nova LDB, aumentaram as exigências institucionais por titulação, mas sem uma Carreira aberta e em expansão, grande parte dos docentes que buscou se titular o fez por conta própria. Estas mudanças afetaram o cotidiano do professor que passou a vivenciar novos problemas políticos e pedagógicos como aumento do número de alunos por sala, aumento da duração da hora/aula no noturno sem correção salarial e a redução de carga-horária. Por sua vez, a criação de 11 novas IES particulares em Campinas a partir de 1998 acirrou a concorrência no setor educacional. Nossa pesquisa partiu das seguintes questões: como a Apropucc reagiu a este processo? Como os docentes conceberam este processo? A situação de trabalho do docente foi afetada por este processo?

CONCLUSÕES:

1) a Apropucc assume uma luta defensiva, limitada à reposição salarial e à preservação de benefícios profissionais – expansão da carreira, gratuidade para filhos de professores, reivindicações de limitada abrangência; 2) muito embora tenha afetado suas condições de trabalho, os docentes vêem tais mudanças ou como resultado de um processo político que altera seu trabalho ou como um processo natural, diante do aumento da concorrência; 3) assiste-se à mudança do critério de competência baseado na experiência para o critério baseado na titulação; 4) esforço pessoal e mérito acadêmico são disposições ideológicas comuns aos docentes da universidade, disposições que repercutem no trabalho pedagógico e na luta político-sindical.

Instituição de fomento: Puc-Campinas
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Movimento docente;; Situação de trabalho,; PUC-Campinas..
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006