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G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia

APLICAÇÃO DE TEORIAS EDUCACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA NAS SÉRIES INICIAIS

Maria Paz Josetti Fuenzalida 1
(1. Departamento de Sociologia)
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa objetiva construir uma reflexão sobre a situação precária da educação brasileira, analisando as séries iniciais no processo de construção de conhecimento e formação dos alunos como cidadãos. Temos como foco o professor e sua formação, já que este se encontra como principal intermediador na educação, atuando paralelamente, num universo macro educacional, junto às políticas públicas e num âmbito menor, dentro da sala de aula.
No espaço escolar foi analisado a prática pedagógica do professor, no que se refere à fundamentação teórica para o desenvolvimento intelectual, analítico e crítico do aluno, que impactando no processo de construção da cidadania.
Vemos que a aquisição dessas habilidades pelo indivíduo reflete-se diretamente na sociedade, que contará com um cidadão ativo e participativo, conhecedor de seus direitos e deveres, questionador dos problemas sociais, preocupado com sua comunidade, impactando assim, no processo de participação na democracia brasileira.
METODOLOGIA:
Durante o período de agosto de 2004 a julho de 2005, foi feito o devido estudo bibliográfico, para que se pudesse desenvolver a temática da pesquisa.
Para a coleta de dados foram elaborados dois instrumentos, um questionário fechado para coleta de dados quantitativos  e um roteiro de entrevista semi-estruturado, para que houvesse uma análise mais profunda dos dados obtidos nos questionário fechado.
Paralelamente com a aplicação de tais instrumentos, foi utilizada a metodologia de observação participante. Eram feitas visitas freqüentes à Escola Classe 13 de Sobradinho II , uma instituição de ensino na periferia do Distrito Federal, onde era acompanhado o dia-dia da escola: as aulas ministradas pelos professores, as reuniões de coordenação, conversas informais com a coordenadora e os professores, registrando-se tal experiência por escrito.
RESULTADOS:
A postura dos educadores entrevistados sempre cai para um dos lados das teorias não-críticas da educação apresentadas por Demerval Saviani: ou os educadores seguem o método tradicional, isto é, apenas repassam os conhecimentos, sem buscar reconstrução e não se enxergam no papel de interventores sociais, colocando que isso é uma tarefa “a mais” que é imposta a ele. Outros, acreditam que é preciso ter recursos materiais para ter uma educação satisfatória. No caso do ensino para as séries iniciais, a disponibilidade de jogos, vídeos entre outros recursos. Os professores que utilizaram tais recursos dentro de classe, nunca explicaram o verdadeiro fim destes, o que acaba transformando a classe num mero local de passatempo. O pêndulo nunca está em equilíbrio, ou o professor só valoriza para a aprendizagem dos conteúdos formais, ou se preocupa com as ferramentas que serão utilizadas no ensino, ambos se esquecendo da formação pela cidadania.
CONCLUSÕES:
Durante o desenvolvimento da pesquisa, verificou-se que a educação brasileira tem muitos problemas a serem superados, entre eles, as falhas das teorias não críticas. A má formação dos educadores propaga a prática de um ensino de má qualidade, principalmente para as populações mais pobres. Dessa forma o professor não reflete sobre sua prática pedagógica e não conhece verdadeiramente o papel que tem na sociedade.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Sociologia da Educação; Formação de Educadores; Cidadania.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006