IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ORGANIZAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS COM INFORMAÇÕES SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS DA COMUNIDADE DE PIRABEIRABA - A PARTIR DOS DADOS JÁ IDENTIFICADOS PELOS PROJETOS EDUCA E PELO CCJ.
Paola Krüger 1
Nelma Baldin 1
(1. Direito/UNIVILLE)
INTRODUÇÃO:
A Bacia Hidrográfica do rio do Braço é uma sub-bacia pertencente à Bacia Hidrográfica do rio Cubatão do Norte em Joinville/SC. Está localizada sobre uma planície quaternária com extensão de 14,2 km e abrange as áreas dos bairros de Joinville: Zona Industrial Norte, Costa e Silva (divisor de águas), Jardim Paraíso e Jardim Sofia. Essa Bacia Hidrográfica é o elemento mais comprometido na área em termos de degradação ambiental, conforme o Comitê de Gerenciamento dos Recursos Hídricos da Bacia do rio Cubatão do Norte (CCJ), que deságua na Baía da Babitonga. Nesse sentido, vê-se o quão importante é possibilitar estudos que garantam um maior conhecimento dessa problemática. Hoje em dia, os conceitos de ecologia e do desenvolvimento sustentado colocam a humanidade em frente a dois grandes fatores fundamentais: ao fim dos recursos naturais e a sua fragilidade. Ao mesmo tempo em que o ser humano quer se desenvolver, ele acaba por destruir aquilo que lhes trás vida, a natureza. Essa discussão é perceptível entre a sociedade e os governantes, e mais ainda é evidente o descaso pela dimensão ambiental que os mesmos apresentam. Estudos sobre meio ambiente, o que ele pode trazer, sua fragilidade e sua não preservação contribuem para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir pelo melhor, e trabalhar com a sociedade em harmonia com a natureza.
METODOLOGIA:
Para a efetivação deste projeto utiliza-se da Pesquisa qualitativa. Busca-se respaldo em autores como Minayo (1994) que referenda o trabalho do pesquisador que resgatar a participação da população pesquisada na realização do projeto através de análises descritivas. Ou seja, a metodologia utilizada, nesta pesquisa, está ligada a duas questões: quanto aos fins, uma pesquisa descritiva do tipo acima especificado; quanto à forma, executada através das etapas abaixo especificadas. A 1a etapa consiste na organização de leituras e estudos sobre o local, bem como levantamento de materiais para o trabalho, coleta de dados do Projetos EduCA/UNIVILLE e CCJ entre outras fundações, bem como a caracterização da linha de pensamento a ser utilizada e preparação de leituras e fichamentos de pesquisa. Essas leituras e estudos servem para caracterizar a linha de pensamento que orienta este projeto. A 2a etapa trata do regime das informações da Bacia Hidrográfica do rio do Braço - Joinville/SC.
RESULTADOS:
O projeto se ocupa com armazenamento de dados, dados referentes à vida do rio do Braço de antigamente e atualmente. Ocupa-se também com a projeção cobre o futuro (se a comunidade não fizer nada que possa reintegrar sua vida). Dados sobre a situação do rio estão sendo coletados, verificados e separados, por área de interesse. Após esse processo, os mesmos estão sendo armazenados no computador, manualmente. As fotos e documentos são digitalizados para melhor aproveitamento e para garantir sua conservação.
CONCLUSÕES:
O Banco de Dados será um sistema de armazenamento de fotos, informações e artigos para a conservação desse material. Seu acesso, fácil, possibilitará, pesquisas científicas, apoio técnico e histórico, especialmente à comunidade de Pirabeiraba (para saberem dos problemas que as afetam), professores, alunos e pesquisadores em geral. A partir dessas informações é possível que as comunidades, no caso desse projeto a Comunidade de Pirabeiraba, possam organizar ações que levem à melhoria de suas regiões, beneficiando, assim, presentes e futuras gerações. Em modo geral, os resultados do projeto é uma facilidade em termos de pesquisa e conservação.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Meio ambiente; Banco de Dados; Educação ambiental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006