IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada

IMPLANTAÇAO DA METODOLOGIA PARA DETERMINAÇAO DE COLIFORMES TOTAIS E FECAIS NO LABORATORIO DE ENGENHARIA AMBIENTAL – LEA

Rodrigo J. Carrau Chiarino  1
Rafaela Machado Soares 1
Elisa Helena Siegel Moecke 1
(1. Laboratório de Engenharia Ambiental (LEA) / UNISUL)
INTRODUÇÃO:

 O laboratório da Engenharia Ambiental (LEA) tem grandes necessidades de oferecer aos seus alunos, aulas práticas de microbiologia e ampliar seus serviços junto à comunidade para determinação da qualidade de águas e efluentes líquidos, bem como desenvolver pesquisas. A determinação da potencialidade de um corpo d' água ser veículo de agentes causadores de doenças é realizada através da análise de organismos indicadores do grupo dos coliformes. Os coliformes totais/termotolerantes atuam como indicadores de lançamentos orgânicos, sendo expressos em densidade, ou seja, como o número mais provável (NMP) em cada l00 mL. O grupo coliforme inclui os bacilos aeróbios ou anaeróbios facultativos, gram-negativos, não esporulados (Escherichia sp, Enterobacter sp, Citrobacter sp, Klebsiella sp, etc), que fermentam lactose com produção de gás dentro de 48 h a 35ºC. O grupo coliformes termotolerantes é formado por coliformes que fermentam lactose com produção de gás dentro de 48 h a 44,5 – 45,5ºC e indicam a presença de poluição fecal  por organismos da microbiota intestinal humana e de animais de sangue quente, traduzindo-se como "risco potencial" para saúde pública.

O trabalho tem como objetivo a elaboração de procedimentos operacionais padrão e implantação de metodologias de rotina adequadas para determinação de coliformes totais, coliformes termotolerantes no laboratório de engenharia ambiental obedecendo às normas vigentes.

METODOLOGIA:

As atividades que compõem este trabalho foram agrupadas em quatro partes associadas aos objetivos a serem alcançados:

1.      Infra-estrutura: aproveitamento da infra-estrutura já existente no laboratório de Engenharia Ambiental (LEA).

2.      Equipamentos: manutenção de equipamentos como a autoclave, capela de fluxo laminar e banho maria. E aquisição de uma estufa.

3.      Compra de material: vidrarias e meios de cultura.

4.      Elaboração de procedimentos padrões para as análises de coliformes totais e termotolerantes de acordo com a metodologia do “Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater”.

RESULTADOS:
A implantação da metodologia para determinação de coliformes totais e fecais resultou na adequação do laboratório da engenharia ambiental para as aulas práticas de microbiologia e para os trabalhos de pesquisa e extensão. Favoreceu a obtenção de sinergia entre alunos, pesquisadores, professores e empresas, permitindo o desenvolvimento de projetos integrados com fundações, universidades e empresas, a exemplo do projeto de desenvolvimento de inóculo de microorganismos para a biorremediação de lagoas e tratamento de dejetos de suínos, uma parceria entre a FAPESC / INTECH / UNISUL. Desenvolvimento de procedimentos padrão com observação da biossegurança no laboratório. Proporcionou também, o desenvolvimento de habilidades e capacitação de recursos humanos na área da microbiologia.
CONCLUSÕES:

Com a implantação das metodologias para análise de coliformes totais e termotolerantes houve grandes melhorias no laboratório, como o reparo e aquisição de equipamentos, aquisição de vidrarias e meios de cultura. E o estabelecimento de procedimentos padrões no laboratório e de biossegurança que contribuiram significativamente na melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão do curso de Engenharia Ambiental da UNISUL.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: microbiologia; coliformes; analises.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006