IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 6. Medicina Veterinária
FRIGORÍFICO E BEM ESTAR ANIMAL- UMA ANÁLISE DO MANEJO
Julia Eumira Gomes Neves 1
Kênia de Fátima Carríjo 1
Laerte Pereira de Almeida 1
(1. Universidade Federal de Uberlândia UFU)
INTRODUÇÃO:

A melhor definição de Bem-estar animal é a de Broom, 1986, que a define como: Bem estar animal é a capacidade que o animal tem de ir se ajustando ao meio em que se encontra. Portanto o bem-estar não é proporcionado aos animais pelo ser humano, mas lhe é assegurado em níveis bons ou ruins, dependendo da situação em que cada animal se encontra.O objetivo desse trabalho foi o de fazer uma avaliação no manejo de pré-abate de um frigorífico sob inspeção municipal de Uberlândia-MG, levando em conta as normas de bem-estar animal.

METODOLOGIA:

Essa pesquisa foi feita por meio de 5 observações "in loco" do manejo dos animais, com anotações descritivas de suas ações e reações, em duas etapas do pré-abate – Corredores de abate e Box de atordoamento - após a coleta os dados foram submetidos a uma análise criteriosa, para evitar erros de coleta e quando necessário, novas observações foram feitas.

RESULTADOS:

Nos currais foi observado que a utilização do choque foi em 100% dos animais, 85% dos animais vocalizaram no caminho até o Box de atordoamento, 22% apresentaram escoriações nos pés e nas traseiras, 34% caíram no caminho ao Box, 23% escorregaram e 4 % dos animais estavam contundidos até o final da seringa. Na seringa e no Box de atordoamento observou-se que a seringa era utilizada em sua máxima capacidade e os animais caiam e eram pisoteados pelos demais constantemente, houve um índice de vocalização de 29% e a utilização do choque elétrico foi grande nessa área. No Box de atordoamento observou-se que 2 animais eram colocados juntos no Box, houve um erro de atordoamento de 16,3% e muitas vezes o tiro era dado no occipital, os animais eram prensados na parede do Box pelo choque elétrico e 5,4% dos animais tentaram se levantar após serem liberados para a sangria.

CONCLUSÕES:

Portanto o Frigorífico analisado necessita de  treinamento para o pessoal que trabalha nesses setores, bem como de maior  análise da potência da pistola pneumática e dos bastões de choque, pelo veterinário responsável.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Frigorífico; Bem estar animal; Manejo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006