IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
ELABORANDO MATERIAL DIDÁTICO PARA UM CURSO DE REDAÇÃO ONLINE
Bárbara Cristine da Silva Diaz 1
Mercedes Fátima Canha Crescitelli 2
(1. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO/ PUC/SP; 2. Dra. / DEPARTAMENTO DE PORTUGUÊS E PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA- PUC)
INTRODUÇÃO:

Com esta pesquisa de Iniciação Científica, tivemos por objetivo geral contribuir para a montagem de um curso de redação a distância (via Internet), em nível de extensão.

METODOLOGIA:
Em um primeiro momento, dedicamo-nos a questões teóricas sobre gêneros, já que o curso montado trata de gêneros textuais em que predomina a argumentação, e sobre educação a distância (EAD). O trabalho teve por base Bakhtin (1979), Brandão (2000), Bronckart (1999), Maingueneau (2001), Marcuschi (2000, 2002, 2004), Rojo (no prelo), Scheneuwly (2004) (gêneros) e Belloni (1999), Crescitelli (1997, 2001), Crystal (2001), Erickson (1997, 2000), Jonhsson (1997), Lévy (1997), Ramal (1996, 1999, 2000) (EAD). Além de realizar tais estudos teóricos, analisamos alguns cursos online a fim de verificar seu funcionamento, observando aspectos como a linguagem empregada na construção das unidades teóricas e na interação professor-aluno e vice-versa; quantidade de informação, conteúdo e exercícios por unidade teórica; layout das unidades; participação dos alunos nos chats, fóruns e na realização das atividades; prazo para entrega de atividades e devolução por parte do professor e formas de manter a interação e participação dos alunos. No segundo momento, com base em tudo que já havia sido estudado e, ainda, em autores, como Abreu (1998, 2002 e 2004), Citelli (1998, 2004), Garcia (2003), Koch (2002), que tratam da dimensão da argumentação em textos, elaboramos algumas unidades teóricas e práticas que farão parte do novo curso de redação.
RESULTADOS:
Em EAD, amplia-se o conceito de aprendizagem - até então subentendido como proveniente apenas do espaço escolar – e as tecnologias atuais se adaptam às necessidades da educação, favorecendo, desse modo, atualizações permanentes aos alunos, independentemente do lugar geográfico em que se encontram, e incentivando a constituição de um aluno autônomo e responsável por seu processo de aprendizagem. No que se refere ao curso elaborado especificamente, as unidades de estudo centram-se em características essenciais da argumentação, tais como: estratégias de coesão e coerência (operadores argumentativos, tempos verbais, macroestrutura etc), intertextualidade, impessoalidade, adequação lingüística, paralelismo entre outras que favorecem sempre a leitura e produção de textos atualizados em gêneros. Elegemos como alicerce do curso o estudo dos gêneros para favorecer sua utilização e sua construção no decorrer das atividades propostas.
CONCLUSÕES:
Considera-se fundamental a expansão da EAD; a relevância do trabalho com gêneros e o como seu estudo adequado auxilia no processo de construção da escrita; a necessidade de um repensar o trabalho com a escrita em sala de aula e em cursos de extensão, a fim de proporcionar aos alunos ferramentas básicas para que eles consigam comunicar-se de maneira produtiva e, finalmente, a importância de uma linguagem adequada na elaboração de um curso a distância, pois será ela a responsável pelo processo de interação do aluno com o professor, com os colegas e com o curso. Assim, quanto ao ensino online de uma língua, gostaríamos de ressaltar a importância que deve ser dada à elaboração do material a ser posto na rede. Criar um curso online não significa copiar textos prontos e colocá-los em uma página da Internet, mas sim, reelaborá-los completamente, principalmente no que se refere à linguagem, para propiciar ao aluno condições suficientes para que ele caminhe no curso com “os próprios pés”, oferecendo, concomitantemente, um curso agradável com uma linguagem acessível que possibilite a interatividade do aluno e o estimule a cada momento de aprendizagem.
Instituição de fomento: CEPE (Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão) da PUC/SP – PIBIC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: LÍNGUA PORTUGUESA; REDAÇÃO; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006