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F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Arquitetura e Urbanismo - 5. Arquitetura e Urbanismo
CARACTERIZAÇÃO DA OFERTA DO SERVIÇO DE TRANSPORTES SOBRE TRILHOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Alberto Fernando Affonso Candido 1
Angélica Aaparecida Tanus Benatti Alvim 2
(1. Aluno de Graduação, Universidade Presbiteriana Mackenzie / UPM; 2. Profª. Drª., Orientadora, Universidade Presbiteriana Mackenzie / UPM)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho vincula-se ao projeto de pesquisa, apoiado pela FAPESP, “A Rede de Transportes de Massa sobre Trilhos na Região Metropolitana de São Paulo”, de responsabilidade do Prof. Dr. Flávio José de Magalhães Villaça. O objetivo deste trabalho é caracterizar a oferta do serviço de transporte de massa sobre trilhos por meio de seus aspectos operacionais e físicos - sua localização e da qualidade de suas instalações, de forma a indicar diferentes padrões de atendimento existentes nas linhas e sistemas principais - o metrô e a ferrovia. O trabalho estrutura-se em quatro partes: 1)metodologia de trabalho e método empregado para a caracterização do sistema - indicadores selecionados para mensurar aspectos físicos e operacionais do metrô e da ferrovia. 2)Principais resultados e discussão da pesquisa: a)breve descrição do sistema de transportes sobre trilhos, principalmente quanto aos seus aspectos históricos e sua situação atual; b)caracterização do sistema Metrô, segundo os indicadores selecionados; c)caracterização do sistema Ferrovia, segundo os indicadores selecionados; d)breve análise das linhas dos sistemas de transporte coletivo em relação às densidades demográficas e densidades de emprego das áreas lindeiras. 3)Considerações Finais: breve comparação entre ambos os sistemas de transportes e as diferentes áreas atendidas na metrópole de São Paulo.
METODOLOGIA:
A metodologia de trabalho envolveu cinco etapas interligadas: 1)Levantamento de dados secundários relativos à oferta dos serviços - descrição dos aspectos arquitetônicos e da qualidade das instalações, a partir de consulta a bases de informação, arquivos técnicos, bibliotecas especializadas e páginas eletrônicas oficiais; 2)Elaboração das bases cartográficas e espacialização das informações. 3)Organização e sistematização das informações relativas à oferta dos serviços, através de fichas com características da oferta de transporte por linha e respectivas estações. Nesta etapa foram selecionados indicadores quanto aos aspectos físicos e operacionais: número de carros da frota; número de carros utilizados em horário de pico; velocidade comercial; intervalo mínimo; número de estações; entrada de passageiros; relação entre a entrada de passageiros e a extensão da linha; índice de conforto; aspectos arquitetônicos; área construída das estações (porte); sistemas de comunicação e informação; mobiliário; equipamentos comerciais; obras de arte; acesso a portadores de deficiência; capacidade máxima; entrada de passageiros; integração entre sistemas; equipamentos associados. 4)Levantamento de campo nas estações das linhas em operação do Metrô e da CPTM com a finalidade de complementar as informações. 5)Elaboração do relatório final e complementação das informações.
RESULTADOS:
Os sistemas de transportes sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo apresentam muitas diferenças entre si quanto ao serviço prestado aos seus respectivos usuários que referem-se aos seguintes aspectos:1)Extensão das linhas versus número de estações.a)Malha ferroviária (270 km) é quatro vezes e meia maior que a malha metroviária (57,6 km).2)Distância entre estações:a) As estações da CPTM são mais distanciadas entre si do que as estações do Metrô.3)Intervalo Mínimo entre  Trens.A) Sistema de Trens Metropolitanos: intervalo mínimo que varia entre 7 e 9 minutos (em dias úteis).B) Sistema Metrô: intervalo varia, aproximadamente, entre 1,5 minuto e 6,5 minutos.4)Índice de Conforto:a)Linhas da CPTM apresentam piores índices em relação às linhas do Metrô, com exceção da Linha C, que apresenta índice menor.5)Implantação das linhas e estações.A)Sistema metroviário:predominam trechos e estações subterrâneas.B)Sistema ferroviário: predominam trechos a céu aberto e estações de superfície.6)Sistema de Informações e Mobiliário:estações de Metrô apresentam  nível de padronização muito maior que nas estações da CPTM.7)Obras de arte e acesso a portadores de deficiência física: estações do Metrô com obras de arte, assim como as que possuem acesso a portadores de deficiência física representam maioria em relação ao total de estações deste sistema.Já no sistema de Trens Metropolitanos,as estações com essas características são a menor parte em relação ao total.
CONCLUSÕES:

O sistema de Trens Metropolitanos da RMSP apresenta um nível inferior de oferta do serviço que o sistema Metrô. Enquanto as linhas de Metrô atendem somente o município de São Paulo, nos sentidos Norte-Sul, Leste-Oeste e na região da Avenida Paulista, o sistema de Trens Metropolitanos atende não só a região central da cidade de São Paulo, mas principalmente a áreas periféricas da RMSP - Norte, Oeste, Sul, Sudoeste e Leste.

Em relação ao conjunto do sistema e sua relação com as distintas áreas da metrópole, identificou-se que as áreas mais centrais e as situadas no centro sul e sudoeste do município de São Paulo, em geral onde se encontram as maiores densidades de emprego, são as mais bem  atendidas pelo sistema de transportes sobre trilhos. Em algumas áreas a integração entre um trem modernizado e o metrô privilegia o acesso à essa infra-estrutura de parte de sua população. Já algumas áreas com altas densidades populacionais não necessariamente têm as mesmas condições de acessibilidade na metrópole. Em especial são regiões periféricas localizadas nos extremos norte, leste e nordeste da metrópole, consideradas áreas  carentes de infra-estrutura urbana (saneamento básico) e que concentram a população de menor renda.
Instituição de fomento: PIVIC Mackenzie e FAPESP
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: rede de transportes sobre trilhos; região metropolitana de São Paulo; transportes.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006