IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 2. Engenharia Agrícola - 3. Engenharia Agrícola
RELACIONAMENTO DE ÍNDICES DE QUALIDADE DE ÁGUA COM TIPOS DE USO DA TERRA NA BACIA DO SÃO JOÃO, TOCANTINS. SEGUNDA ABORDAGEM.
Benjamim Carvalho Lima Junior  1
Gonzalo Alvarez Vasquez Fernandez  2
Argemiro Lima Pedrosa  3
Silvestre Lopes Da Nóbrega  4
Suzana Souza Cruz  5
(1. Acadêmico; Centro Universitário Luterano de Palmas CEULP/ULBRA.; 2. Orientador; Prof. Engenheiro Agrícola, M.Sc em Sencioramento Remoto. CEULP/ULBRA; 3. Co-Orientador; Prof. Bacharel em Ciências Químicas. CEULP/ULBRA. ; 4. Prof. Engenheiro Civil e M.Sc em Recursos Hídricos. CEULP/ULBRA.; 5. Engenheira Agrícola.)
INTRODUÇÃO:

Os impactos na Bacia do Córrego São João foram calculados pelo Índice de Qualidade de Água (IQA), tomada como base o índice da CETESB que é uma adaptação do índice de qualidade de água da National Sanitation Foundation (NSF), e a resolução CONAMA nº 20 de 1986, que estabelece parâmetros para avaliação de qualidade da água e classificação dos corpos d´água. A água possui determinações, e especificações para cada tipo de uso (Derisio - 2000). Um desses usos é permitir uma análise comparativa entre trechos de um mesmo corpo d’água e indicar as prováveis causas de variações desses indicadores. Uma bacia hidrográfica, com uso eminentemente agropecuário, sofre pressão por parte da presença de animais, por causa dos insumos agrícolas e por causa do desmatamento. O presente trabalho, em continuação ao trabalho realizado por Fernández et al (2003), apresentou alguns resultados pelo monitoramento do índice de qualidade de água (IQA) com relação aos índices antrópicos (IA).

METODOLOGIA:

Foram referenciados geograficamente e identificados como: P1, P2, P3, P4, P5 e P6 os pontos determinando sub-bacias e ares incrementais, distribuídos de forma equilibrada ao longo do Córrego São João. Foi calculado em planilha do Excel o IQA e sua qualificação. Na variável Oxigênio Dissolvido (OD), foi necessário fazer uma transformação de unidade, normalmente na analise laboratorial é dada em mg O2/L e no calculo da planilha é dado em porcentagem do OD. A variável Temperatura no calculo do IQA foi considerado 0. O Nitrogênio Total é um soma do nitrogênio amoniacal + nitritos + nitratos. As amostras foram colhidas nos seguintes dias: 10/08/2004, 10/09/2004 e 18/11/2004. Os parâmetros foram comparados com de acordo com a Resolução do CONAMA nº 20, 1986. O IQA foi calculado seguindo as orientações de Derísio (2000) e em sintonia com o trabalho realizado por Fernández et al (2003). Também foi verificada a aderência da lista de parâmetros analisados aos valores postulados na resolução CONAMA Nº 20 para a classe 02. Conforme Cruz (2004), que classificou o uso da terra a partir da imagem LANDASAT-7 de 20 de dezembro de 2002, obtendo os valores de IA, com o mapa de uso da terra foi criado um banco de dados que determinou o gráfico de IA.

RESULTADOS:
Observou-se que as medias para os parâmetros Fosfato Total e pH apresentaram em todos os Pontos, o não enquadramento com a resolução do CONAMA. A media do Coliforme Fecal para o Ponto 4 apresenta, o  não enquadramento a resolução do CONAMA. O IQA para a analise do dia 18/11/2004 apresentou valor 80 qualificando a água da bacia com Ótima no Ponto 1, e os IQAs nos Pontos 2 a  6, qualificando a  água com Boa , apresentaram valores variando entre 77,58 a 77,42 . Todos os ponto estão coerentes com a resolução nº 20 do CONAMA, para os parâmetros analisados, de acordo com as especificações para classe 2. As medias mais baixas para os IQAs foram determinados no centro da bacia, visto que na região central da bacia o estudo apresenta medias mais altas com relação ao parâmetro Coliformes Fecais, o que não é explicado pelo IA, que apresentou valores baixos na região central da bacia.
CONCLUSÕES:
O IQA analisado para cada ponto se mostrou coerente com a resolução nº 20 do CONAMA. Já o IQA com reação ao IA não se mostrou um bom indicador para o impacto sofrido pela a bacia do São João. Conquanto, se espera que o IQA diminua sempre que o IA aumente, se este for um impacto negativo, isto não foi observado. Como foram realizadas apenas três coletas de amostra, é necessário a continuação do monitoramento de forma regular, para uma melhor determinação.
Instituição de fomento: CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS (CEULP/ULBRA)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Qualidade da Água; IQA; IA.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006