IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
O VERBAL E O NÃO-VERBAL NA LITERATURA INFANTIL

 

Marize Salete Klein 1
Regina Chicoski 2
(1. Graduação em Letras / UNICENTRO; 2. Departamento de Letras / UNICENTRO)
INTRODUÇÃO:
A qualidade artística de grande parte da literatura para crianças resulta do diálogo entre verbal, ilustração e projeto gráfico. Esse conjunto tem elevado o padrão estético da produção literária infantil que busca englobar elementos textuais e pictóricos. Nesse sentido, recepção da obra literária requer um leitor que valorize todos os aspectos que compõe o livro e não apenas verbal. A imagem, nos livros de Literatura Infantil, costuma ser deixada de lado no momento em que se lê/analisa a obra, servindo apenas de decoração. No entanto, a função da ilustração não é meramente decorativa, imagem também é texto. Os objetivos desse trabalho são observar como se dá a relação texto/imagem na produção literária infantil; até que ponto a imagem é inferior/superior/complementarao texto.
METODOLOGIA:
Como procedimento de trabalho, realizou-se revisão bibliográfica pertinente à área da pesquisa (TURCHI, NOVAES, BUORO). Foram selecionadas as obras literárias para análise Dez Sacizinhos (BELINKY), A promessa do Girino (ROSS e WILLIS)  e Rubens, o semeador  (ROCHA), observando como se dá a relação da ilustração com o texto e em que nível (inferior/superior/complementar) isso acontece.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos revelam que há necessidade do leitor observar e levar em conta a ilustração no livro literário infantil. Pais e professores devem conduzir o leitor iniciante de maneira a perceber que na leitura deve-se ler o todo da obra e não apenas aspectos verbais. 
CONCLUSÕES:
Na análise dos dados observou-se que no livro Dez Sacizinhos  (BELINKY)  a ilustração de WEIGAND é superior ao texto; em A promessa do Girino (WILLIS e ROSS) a ilustração apresenta grau de igualdade em relação ao aspecto verbal e no livro Rubens, o semeador (ROCHA) a ilustração não apresenta o mesmo nível do discurso escrito.
Instituição de fomento: Fundação Araucária (PAIC)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Ilustração; Literatura Infantil; Discurso verbal e não-verbal.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006