IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
CONTEXTO DE SITUAÇÃO E GÊNEROS TEXTUAIS EM UM JORNAL RURAL
Andréa Franciéle Weber 1
Nina Célia Almeida de Barros 1
(1. Universidade Federal de Santa Maria)
INTRODUÇÃO:
A população rural concentra características econômicas, sociais e culturais específicas, de modo que os veículos midiáticos consideram-na um segmento de público e tentam adequar seu conteúdo e linguagem aos interesses e possibilidades do homem do campo. Nos últimos anos, o desenvolvimento do agronegócio e a difusão das tecnologias comunicativas têm aumentado (e qualificado) o número de publicações direcionadas ao público rural, entre elas, os jornais de cooperativas agrícolas. Este trabalho estuda a estrutura genérica e o léxico  do  jornal R, que é produzido por uma grande cooperativa agrícola do estado de Santa Catarina e dirigido aos seus agricultores associados.
METODOLOGIA:
O corpus da pesquisa foi constituído de 3 exemplares do jornal, publicados nos meses de dezembro de 2004, fevereiro de 2005 e abril de 2005. Além disso, foram utilizadas técnicas etnográficas junto aos produtores e leitores do jornal, a fim de obterem-se dados complementares aos fornecidos pela análise do corpus. Neste trabalho foram utilizados conceitos, categorias e dados extraídos de obras voltadas ao estudo de gêneros textuais como as de Bazerman (2005), Bonini (2003) e Bordenave (1985). Para a análise do contexto da situação, especificamente, adotou-se o modelo proposto por Halliday (1997; 1998).
RESULTADOS:
Os resultados indicam que, pelo contexto em que se insere, o jornal R possibilita uma interação maior com seu público do que a observada em veículos de comunicação autônomos, pois, na relação comunicativa que ele estabelece, os leitores do jornal são também seus donos e suas fontes informativas. O jornal R privilegia o gênero reportagem, mantendo um foco mais interpretativo do que noticioso. Tais reportagens podem ser divididas em 7 subgêneros conforme sua especificidade temática e estrutural. Entre eles está o subgênero “História de vida”, cujos movimentos retóricos e léxico demonstram que sua configuração está atrelada ao contexto em que é produzido e à função que ele cumpre no processo comunicativo.
CONCLUSÕES:

Por fim, o jornal, além de cumprir com uma função de difusão de tecnologia e informação relacionada à agricultura, também difunde uma ideologia que valoriza um certo perfil de produtor rural: aquele que adota a tecnologia e a informação difundidas.

Instituição de fomento: CAPES
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: jornal rural; gramática funcional; gêneros textuais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006