IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia

IMPLEMENTAÇÃO DE UM MÓDULO PARA DEFINIÇÃO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO BASEADO EM “MANUFACTURING FEATURES” PARA O SISTEMA FINDES-P

Jeovano de Jesus Alves de Lima 1
Klaus Schützer 1
(1. UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA / UNIMEP)
INTRODUÇÃO:

Com o avanço tecnológico as empresas e indústrias vêm cada vez mais utilizar-se de sistemas computacionais para auxiliar suas atividades de projeto (sistema CAD), planejamento do processo (sistema CAPP) e manufatura (sistema CAM), em busca da redução de custo e do tempo de projeto. A utilização destes sistemas aumentaram consideravelmente a produtividade, porém esta deu-se isoladamente em cada setor, pois não existe integração informatizada entre os sistemas CAD/CAPP/CAM (Schützer, 1995; Schützer et al, 1999; Case, 1993).

Os sistemas CAD/CAM/CAPP integrados tem como base conceitos de “form features”, onde o Modelo é construído a partir de bibliotecas de “manufacturing features” como base de informações tecnológicas, e possui uma semântica igual a encontrada em peças reais, utilizando assim geometrias de alto nível baseadas nessas bibliotecas como chanfros, furos, roscas, rasgos T, etc. A utilização de “features” como base de informações para a modelagem do produto é o caminho para se atingir a integração dos sistemas CAD/CAPP/CAM (Tönshoff, 1994).

Com isso, a proposta deste projeto foi estudar e compreender os conceitos de “manufacturing features”, para assim implementar novas funções no protótipo FINDES-P.

METODOLOGIA:

Para atingir os objetivos deste projeto, foram feitas várias pesquisas bibliográficas sobre as definições e conceitos de “form features”, “manufacturing features”, a linguagem de programação Fortran e NC, o sistema CAD/CAM Euclid3 e tolerâncias geométricas.

Após a compreensão destes conceitos foi necessário também a realização de atividades práticas utilizando o sistema CAD/CAM Euclid3, linguagem de programação Fortran e o protótipo FINDES-P, construindo peças de formas variadas e pequenos programas para entendimento da linguagem de programação e interface usado neste sistema.

Esta pesquisa utilizou todos os recursos disponíveis no Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM).

Para realização da mesma foram utilizados hardware e Software. O laboratório dispõe de diversos softwares, mas neste projeto utiliza-se especificamente o sistema CAD/CAM Euclid3 versão 2.2 da Matra Datavision, o protótipo Findes-P, Compac Visual Fortran 6 e o Microsoft Office 2000, entre outros. 

Os hardware utilizados foram workstation , impressoras, “scaners”, etc.

Este projeto utilizou também o comando numérico Siemens 810D, para centro de usinagem Discovery 760, disponível no laboratório de Automação da Manufatura.

RESULTADOS:

O aprofundamento sobre os conceitos relativos a “manufacturing features”, O modeladas peças testes, utilizando o protótipo Findes-P e o sistema CAD/CAM Euclid3, e a realização de uma analise do funcionamento e performance do mesmo, permitiu a identificação de falhas na geração do programa NC, verificando assim a necessidade da criação de um novo pós processador.

O pós-processador e responsável pela conversão no programa NC, gerado pelo sistema CAD/CAM Euclid3, em um programa NC compatível com o comando numérico computadorizado (CNC) SIEMENS 810D.

Seguindo as etapas foram preparados e implementados algoritmos para a utilização de tolerância de posição no protótipo FINDES-P. Para criação e implementação dos algoritmos foram necessárias pesquisas bibliográficas para maior compreensão dos tipos e das formas de tolerâncias geométricas e em seguida uma analise dos arquivos de tolerância de forma que já existem no protótipo FINDES-P, para entender como as tolerâncias são associadas as “features”.

CONCLUSÕES:

Através das atividades realizadas no decorrer deste projeto, desde as pesquisas bibliográficas, treinamentos e implementações, foi possível adquirir conhecimentos sobre toda a cadeia de desenvolvimento do produto CAD/CAPP/CAM. Os objetivos definidos neste projeto foram concluídos, dentre as quais estão o aprofundamento sobre os conceitos relativos a “manufacturing features”, também foram modeladas peças testes, utilizando o protótipo Findes-P e o sistema CAD/CAM Euclid3, realizando uma analise do funcionamento e performance do mesmo, o que permitiu a identificação de falhas na geração do programa NC, verificando assim a necessidade da criação de um novo pós processador.

Entre os objetivos alcançados destacam-se o desenvolvimento de um novo pós processador que teve seu algoritmo e programa otimizados. O novo pós processador foi desenvolvido, otimizado e testado somente através da simulação, pois o Centro de Usinagem Romi/Discovery sofreu uma avaria durante a realização de trabalhos não relacionados a este projeto prejudicando a finalização dos ensaios.

Para a implementação de conceitos de tolerância de posição baseada em “manufacturing features“, foi feito uma pesquisa bibliográfica sobre estes conceitos e em seguida preparados e implementados os algoritmos, além da documentação e detalhamento de todas as atividades desenvolvidas e realizadas.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Manufacturing Feature; Integração CAD/CAPP/CAM; Feature technology.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006