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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

IMPACTO CIENTÍFICO E EDUCATIVO DA PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS: POSSIBILIDADES E LIMITES

 

Emanuele Froner  1
Edite Maria Sudbrack  1
(1. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI- Campus de Fr)
INTRODUÇÃO:
O projeto em apreciação tem como premissa analisar o impacto científico e educativo da pesquisa realizada nos cursos de graduação da área de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-Campus de Frederico Westphalen. Considerando a pesquisa uma atividade de busca, indagação e investigação da realidade, que nos permite elaborar um conjunto de conhecimentos que nos auxiliem na compreensão das nossas ações no mundo, buscou-se investigar se há realmente uma política de incentivo ao professor e ao aluno da URI para a realização de produção científica, bem como, procurou-se identificar qual é a relação entre a pesquisa que o professor realiza com o ensino que ele ministra.
METODOLOGIA:

Para atingir tais objetivos, a metodologia de trabalho utilizada previu a análise dos documentos, planos, políticas e programas de pesquisa da URI, a leitura de bibliografias sobre o referido tema e aplicação de questionários com uma amostra de professores e alunos da área de Ciências Humanas da URI - Campus de Frederico Westphalen.

RESULTADOS:

Ao concluir a primeira etapa do projeto verificou-se que os objetivos propostos foram alcançados, ficando nítida na fala dos professores e alunos, a importância que se dá para a pesquisa na formação emancipatória do sujeito, possibilitando situações que levem o mesmo a sair de uma condição passiva, passando a criar soluções próprias e reelaborar o conhecimento. Sendo a pesquisa um dos pilares que sustentam a universidade, a mesma é lugar legítimo de produção do saber, contudo, isso só se concretiza de fato, quando há um apoio financeiro, teórico e metodológico, conforme percebeu-se na análise dos documentos e subsídios da URI, que comprova o significativo aumento dos espaços para divulgação de pesquisas.

CONCLUSÕES:

Além dos resultados alcançados e especificados acima, na segunda fase da pesquisa será possível saber de que forma os professores participam/compartilham com os colegas a pesquisa realizada por eles, bem como de que maneira os professores que não realizam pesquisas formais, buscam tomar conhecimento das pesquisas dos colegas, obtendo com mais precisão qual é o impacto científico e educativo da pesquisa em Ciências Humanas.

              

Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: UNIVERSIDADE; PESQUISA; CONHECIMENTO.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006