IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 2. Engenharia de Alimentos
ESTUDOS PRELIMINARES DA PRODUÇÃO DE ETANOL POR LEVEDURAS EM SORO DE LEITE 

Hélio Hiroshi Suguimoto  1
Danielle de Freitas  2
Giselle Naomi Onuki  2
(1. Docente do curso de Engenharia de Alimentos/ UNOPAR; 2. Discente do curso de Engenharia de Alimentos/UNOPAR)
INTRODUÇÃO:
No Brasil a produção do soro de leite, subproduto da fabricação do queijo, ultrapassou os 4,3 bilhões de litros anuais em 2003. Normalmente, uma parte é desidratada e utilizada na indústria de alimentos, outra é destinada à alimentação animal, mas um volume expressivo é descartado pelos laticínios, tornando-se um problema ambiental. Por outro lado, os processo fermentativos podem ser utilizados em uma gama de substratos, em especial aqueles com elevados teores de açúcares, normalmente a sacarose e seus monômeros. A fermentação da lactose para a produção de biomassa e etanol já é estudada há décadas, entretanto ainda não se tem resultados que viabilizem a sua utilização industrial. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de etanol pelas leveduras Kluyveromyces marxianus, Saccharomyces fragilis, Saccharomyces marxianus  e Zigosaccharomyces lactis em soro de leite, comparativamente aos meios com lactose e glicose.
METODOLOGIA:
Foram utilizados três meios de cultivo: Soro de leite desproteinado; Glicose (6,5g/L) e Lactose (6,5g/L). Em todos os meios foram acrescentados 12g/L extrato de levedura, 6g/L de sulfato de amônio, 5g/L de fosfato de potássio e 0,6g/L de sulfato de magnésio. As linhagens de leveduras utilizadas foram, Kluyveromyces marxianus (KM), Saccharomyces fragilis (SF), Saccharomyces marxianus (SM)  e Zigosaccharomyces lactis (ZL). Os meios de cultura foram tratados a 80ºC por 30 minutos. Após inoculação os frascos contendo 100mL do meio foram incubados a 30ºC, 150rpm por 20 horas. Foram determinadas a concentrações de Etanol pelo método de Kaye e Haag modificado por Castro Gomes (1985), Açucares Redutores pelo método DNS conforme descrito por Miller (1958), Açucares Totais pelo método de Fenol Sulfúrico, descrito por Dubois, Gilles e Hamilton (1956) e Número Total de Células de Leveduras segundo Silva (1997). Os experimentos foram realizados com duas repetições e as determinações em duplicata.
RESULTADOS:
Nos resultados verificou-se que a maior produção de etanol ocorreu com a levedura SF com 22,309; 22,061 e 21,794 µL de etanol/mL de meio com glicose, lactose e soro de leite, respectivamente. As leveduras KM e SM produziram 20,599 e 20,332 µL de etanol/mL de meio com glicose, respectivamente. Todos os valores descritos anteriormente não diferiram estatisticamente entre si pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. O maior crescimento celular foi observado nas leveduras SF e SM com 4,3x108 no meio com soro de leite e 4,2x108 UFC/mL no meio com glicose, respectivamente. Nestas condições verificaram-se também baixas concentrações residuais de açúcares totais e redutores, indicando a elevada taxa de conversão dos açúcares em etanol.
CONCLUSÕES:
 A S.fragilis produziu maior quantidade de etanol em todos os meios testados. As leveduras K. marxianus e S. marxianus produziram significativas quantidades de etanol somente em meio com glicose.
Instituição de fomento: FUNADESP
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Levedura; Etanol; Soro de leite.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006