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H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
CURRÍCULO VIGENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM MUSICA DA UFSM: UM ESTUDO PRELIMINAR
Ivan Carlos Schwan 1
Ana Lúcia Louro 1
Mariane Raposo 1
(1. Departamento de Música, Universidade Federal de Santa Maria/DM/CAL/ UFSM )
INTRODUÇÃO:

O curso de Licenciatura em Música da UFSM tem vivido um intenso processo de transformações e redimensionamentos curriculares nos últimos anos. A partir de 1996, com a aplicação da LDB 9394/96, o processo de mudanças tomou um novo patamar na medida em que o currículo se focalizou mais na área da Música. Outra modificação significativa gerada pela LDB 9394/96 refere-se ao aumento da quantidade de horas relativas à prática pedagógica. Tal alteração pode ser observada na presença de seis novas disciplinas centradas nestas práticas em comparação ao semestre único de estágio supervisionado presente na grade anterior. Além disso, foi acrescentada carga horária de práticas educativas em disciplinas teóricas. A pesquisa tem como objetivos principais dar oportunidade para a reflexão em relação à proposta curricular vigente do Curso de Licenciatura em Música da UFSM; problematizar o tema das práticas pedagógicas nesta proposta curricular; analisar as identidades profissionais presentes nas falas dos licenciados em música; relacionar as problematizações das práticas pedagógicas com as identidades profissionais presentes nas falas dos licenciandos.

METODOLOGIA:

A presente pesquisa foi construída utilizando a técnica de história oral temática. Esta técnica permite que o relato de experiências pessoais elucide e esclareça as dúvidas concernentes à temática de nosso estudo.

De acordo com essa proposta, parte da coleta dos dados foi desenvolvida através de entrevistas semi-estruturadas, nas quais o entrevistador dispõe de liberdade para conduzir a narrativa do entrevistado de acordo com um roteiro preestabelecido sem se ater restritamente ao mesmo.

Os entrevistados foram selecionados por critério de interesse em participar da pesquisa, após diversos convites realizados em sala de aula e por meio de cartazes. Como a maioria dos entrevistados pertence ao mesmo espaço acadêmico, foi necessário observar na elaboração do roteiro e condução da entrevista, a influência de nossos conhecimentos prévios sobre os entrevistados, para que tivéssemos consciência da possível influência do entrevistador sobre as respostas do entrevistado. Foram entrevistados seis licenciandos de diferentes semestres do curso de Licenciatura em Música da UFSM. Optamos por não identifica-los para que não houvesse constrangimento algum no decorrer de seus relatos, sendo assim foi designado um número específico para cada participante.

Após a realização das entrevistas, elas foram transcritas de forma literal e analisadas em conjunto com os outros dados da pesquisa, as fontes bibliográficas selecionadas e o Projeto Político Pedagógico do curso.

RESULTADOS:

Podemos observar que, por um lado, existe um foco na literatura e nos problemas da área de Educação Musical, mas por outro, há uma abertura para o aproveitamento das experiências musicais dos alunos. Desta forma, percebemos a presença de uma identidade profissional multifacetada, onde as atividades de músico e professor podem ser abordadas no currículo.

Constatou-se que apesar de questionamentos iniciais, os entrevistados interpretaram como aspecto positivo o aumento da carga horária de práticas educativas. Entretanto, a problemática inicialmente centrada no aumento das práticas pedagógicas se desloca para a questão da dificuldade de conciliar o excesso de carga horária, advindo da adaptação curricular, com a prática de instrumento. Esta prática a que se referem os alunos, está relacionada tanto aos tipos de práticas instrumentais institucionalizadas no currículo, quanto ao tempo de estudo pessoal do acadêmico.

CONCLUSÕES:

Em uma primeira análise foi negada a hipótese inicial do descontentamento dos alunos em relação ao aumento da carga horária de práticas pedagógicas. Antes de um descontentamento os alunos parecem levantar uma problematização da ausência de maior ênfase na prática musical, sobretudo instrumental. Eles consideram que para ser bom professor é preciso antes ser bom músico. Parece que o problema se desloca em um primeiro momento, dentro dos discursos dos licenciandos, de uma visão identitária profissional, centrada em falas que tenham uma maior pendência para culturas profissionais da música ou da área de educação, para uma questão de como na prática aliar os estudos teóricos e de prática pedagógica com uma construção de saberes na prática musical. Num segundo momento da análise o foco se voltou novamente para a questão das identidades, uma vez que os anseios dos alunos se centram nos saberes músico-instrumentais dentro de um processo identitário construído na área profissional da música. Podemos apontar para uma permanência da problemática da tensão entre teoria e prática como destacado por Xisto (2004), bem como das questões de identidades já mencionadas por nós em pesquisas anteriores (Louro e Medeiros, 2004). O que parece ser novidade na presente pesquisa é a aceitação das disciplinas pedagógicas por parte dos licenciandos, com a ressalva de estarem preocupados em salvaguardar o tempo necessário para o aprendizado musical através do estudo individual de instrumentos musicais.

Instituição de fomento: FIPE
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Currículo; Narrativas; Identidades Profissionais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006