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A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada

REPERCUSSÕES DA PRÁTICA DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA (MEM).

Flávia Bruno Mendes 1
Arlindo José de Souza Jr. 1
Eugênio Antônio de Paula 1
(1. Faculdade de Matemática/UFU)
INTRODUÇÃO:

O movimento de Modelagem Matemática no cenário acadêmico é descrito, basicamente, em duas correntes: uma voltada para o ensino e outra para a Matemática Aplicada. Em ambas, compreendemos que é utilizada como estratégia de ensino-aprendizagem, enfatizando as aplicações matemáticas, de modo a desenvolver no educando, capacidades e atitudes criativas na resolução de problemas e prepara-o para trabalhar com a matemática em vários contextos.

Desenvolvemos uma investigação, com os alunos da disciplina Metodologia do Ensino de Matemática (MEM) da Famat/Ufu, durante o 2º semestre de 2004 e 1º semestre de 2005, no qual priorizamos o desenvolvimento de projetos educativos que estejam vinculados a Modelagem Matemática. Os objetivos propostos desta investigação foram contribuir para o crescimento cientifico e acadêmico, desenvolvendo atividades que proporcionem uma experiência educativa, de forma a fornecer subsídios para o ensino-aprendizagem de Matemática e a interdisciplinaridade. Além disso, incentivá-los a pesquisa e a uma reflexão da prática pedagógica do professor de matemática. Os trabalhos realizados pelos alunos foram: Embalagens, Construção de Casas, software Modellus, Telefonia celular, Lâmpadas, Criptografia, Energia Elétrica. Apresentamos um questionário após o término dos trabalhos, a qual nos trouxe ao conhecimento aspectos relevantes da experiência vivenciada pelos alunos.

METODOLOGIA:

No primeiro momento, apresentamos aos alunos da disciplina de MEM, a dinâmica da Modelagem Matemática (etapas para o desenvolvimento dos trabalhos), enfatizando a sua importância como estratégia de ensino. Em seguida, foram mostrados exemplos de modelos matemáticos, e posteriormente, o professor da disciplina sugeriu aos alunos a formação de grupos de 2 a 4 alunos, a qual realizaram as atividades, parte em sala de aula (laboratório de ensino) e parte extraclasse. O cronograma das atividades de modelagem foi exposto, estabelecendo as seguintes etapas: escolha do tema e pesquisa bibliográfica – realizada em duas semanas; levantamento das questões, formulação do problema, resolução e interpretação do modelo matemático e conclusão – realizadas ao longo de 30 dias.

Os alunos da disciplina MEM desenvolveriam um projeto envolvendo os conteúdos abordados no ensino fundamental ou médio. A solicitação dos projetos foi feita no início de cada semestre de forma que os alunos estariam envolvidos com os mesmos durante o desenvolvimento da referida disciplina, sendo fixada, para o final do semestre, a entrega e apresentação dos trabalhos. Em seguida, foi aplicado um questionário semi-estruturado, a qual os alunos analisaram a experiência educativa e as implicações relativas ao ensino de Matemática. Na avaliação dos trabalhos, observamos os conteúdos envolvidos, o processo de modelagem e a estrutura dos trabalhos – argumentação, coerência, pesquisa, conclusão.

RESULTADOS:
Nesta investigação, ficaram conhecidas quais as dificuldades dos alunos de MEM nas etapas do processo de modelagem e as repercussões dessa prática para a formação acadêmica do aluno como professor de matemática. Durante as atividades de Modelagem na disciplina Metodologia do Ensino de Matemática, os alunos buscaram informações pertinentes aos temas de forma que transmitiram conhecimentos aos demais grupos, o que lhes motivaram a continuarem com os trabalhos. Através das respostas do questionário aplicado aos alunos, percebemos que para eles, essa prática pedagógica revelou alguns aspectos positivos e negativos ao trabalharem com a modelagem matemática no ensino fundamental e médio, dentre esses, compreenderam que a Modelagem obtém resultados expressivos e o professor utilizando dessa metodologia faz o aluno “pensar produtivamente”. Os desafios encontrados trouxeram para os alunos uma reflexão sobre o ensino de Matemática e a importância do professor se qualificar contextualizando os conteúdos.
CONCLUSÕES:

Destacamos a importância desse trabalho para a formação acadêmica dos alunos de Licenciatura em Matemática, pois a realização de atividades de projetos de Modelagem foi essencial para o desenvolvimento da produção de saberes relacionados às estratégias de ensino de matemática.  Essa ação incentiva à criatividade e a pesquisa busca temas interdisciplinares e transforma uma situação da realidade em uma linguagem matemática. Além disso, estimula a criatividade e habilidades de resolver problemas. A relação professor-aluno num ambiente de modelagem desperta a motivação e o trabalho em grupo, isto é, a interação e a cooperação entre alunos e o professor, despertando interesse em conhecer a Matemática em vários contextos.

A maioria dos alunos, apesar das dificuldades enfrentadas, perceberam que o uso da Modelagem Matemática é importante no atual contexto educacional e acadêmico, e tende a produzir uma aprendizagem significativa. Percebe-se que essa experiência acadêmica forneceu um apoio aos alunos de graduação, específico à área de formação de professores.

Contudo, acreditamos que a Modelagem Matemática é um dos caminhos para a superação dos problemas no ensino de Matemática, entretanto, percebemos a necessidade do aperfeiçoamento do professor de Matemática, que possibilitará sanarem as dificuldades ao modelar e poderão desenvolver técnicas para o trabalho da Modelagem Matemática no ensino.

Instituição de fomento: Apoio financeiro do PIBEG (Programa Institucional de Bolsas do Ensino de Graduação) da Pró-Reitoria da UFU.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação Matemática; Modelagem Matemática; Metodologia do Ensino de Matemática.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006