IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
ANÁLISE DA ATIVIDADE MOLUSCICIDA DE PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS EM MOLUSCOS DA ESPÉCIE Achatina fulica
Davidson Araújo Lisboa 1
Roberta Lima Caldeira 1
Luiz Henrique Rosa 2
Carlos Leomar Zani 2
Omar dos Santos Carvalho 1
(1. Laboratório de Helmintoses Intestinais, Centro de Pesquisas René Rachou; 2. Laboratório de Química de Produtos Naturais, Centro de Pesquisas René Rachou)
INTRODUÇÃO:
O caramujo africano Achatina fulica, molusco terrestre nativo do leste-nordeste da África, foi introduzido no Brasil para comercialização de sua carne. Entretanto, em virtude do Brasil não possuir abatedouro ou frigorífico especializados no correto processamento da carne e do brasileiro não possuir o hábito de comer gastrópodes terrestres houve um abandono desses animais na natureza. Atualmente é encontrado em todo território Nacional, infestando ambientes urbanos, rurais e silvestres, provocando perdas econômicas para produtores de hortaliças, competição com as espécies nativas de moluscos e preocupação entre os profissionais da área de saúde, uma vez que pode ser hospedeiro intermediário de helmintos do gênero Angionstrongylus. Com o objetivo de exterminar ou controlar essa espécie de  molusco, foram realizados testes para a verificação da capacidade moluscicida do poliacetileno citotóxico  (agrocibina) presente no extrato do fungo Agrocybe perfecta e da substância sintética  niclosamida (Bayluscide - Bayer®).
METODOLOGIA:

O extrato orgânico do fungo A. perfecta (Basidiomycota) contendo a agrocibina e a niclosamina foram diluídos em água destilada, nas concentrações de 10µg/mL; 50µg/mL; 100µg/mL; 500µg/mL, separadamente. Os moluscos foram colocados individualmente em potes plásticos e divididos em doze grupos com cinco exemplares cada. Em cada grupo foi instilado 1 mL de cada solução. Grupo 1 - extrato do fungo a 10 µg/mL; 2 - extrato do fungo a 50 µg/mL;  3 - extrato do fungo a 100 µg/mL; 4 - extrato do fungo a 500 µg/mL; 5 - niclosamida a 10 µg/ml;  6 - niclosamida a 50 µg/ml;  7 - niclosamida a 100µg/ml; 8 - niclosamida a 500µg/ml; 9 - água destilada; 10 - agrocebina a 100µg/mL em uma folha de alface; 11 - niclosimida a 100µg/mL em uma folha de alface; 12 - água destilada em uma folha de alface.

RESULTADOS:
Não houve mortalidade dos moluscos em nenhum dos grupos.
CONCLUSÕES:
Esta espécie mostrou-se resistente aos moluscicidas nas concentrações testadas . Até o momento, ações de coleta manual desses moluscos, seguida da incineração foram as únicas formas eficientes no combate a essa espécie invasora. Devido ao enorme problema gerado por esta espécie de molusco e a inexistência de substâncias efetivas no seu controle, a busca de metabólitos naturais moluscicidas torna-se de grande relevância. Desta forma, novos experimentos estão em andamento no intuito de determinar a concentração ideal para utilização das amostras (mais extratos e substâncias puras) no controle do molusco e encontrar um moluscicida prático, eficiente e atóxico no meio ambiente.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, Fundação Oswaldo Cruz
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Achatina fulica; moluscicida; produtos naturais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006