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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 8. Comunicação
O GRUPO TEATRO DA CIDADE: EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NOS PALCOS DO ABC (1968 - 1978)
Thiago Tadeu Magnani Nascimento 1
Vilma Lemos 1
(1. INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO CAETANO DO SUL - IMES)
INTRODUÇÃO:

O teatro é a expressão mais antiga do espírito lúdico humano. Na Grécia, em culto ao Deus Dionísio, era utilizado como forma de comunhão entre as pessoas, ligado às grandes festas nacionais, quando exercia função cívica. Com o passar dos séculos, as guerras e as revoluções transformaram a rotina e a forma de pensar das pessoas. É assim que o teatro, moldando-se a essa nova configuração de mundo, passa a refletir a  sociedade, suas dúvidas, medos, anseios e necessidades. E é esta qualidade de mobilização social, sempre no intuito de transformar para renovar, que este tipo de arte mostra sua riqueza e suas possibilidades. Esta pesquisa, portanto, centra seu foco na produção artística do teatro nacional, tendo como cenário a região do ABC, mais especificamente a cidade de Santo André. Volta-se para o primeiro grupo de teatro profissional, que se estabeleceu nesta cidade no ano de 1968, o GTC (Grupo Teatro da Cidade). O grupo tinha como proposta, manter um núcleo permanente de atores, subsidiados pela prefeitura de Santo André que, em contrapartida, propiciaria uma agenda teatral constante e uma busca pela formação de público e pela descentralização teatral em relação á capital. Essas questões, bem como a atuação da censura no grupo serão alvos desta pesquisa.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada baseia-se no conceito de memória concebida no seu sentido tanto individual quanto coletivo (HALBWACHS, 1990), relacionado às lembranças dos indivíduos. Trabalha-se com depoimentos de história de vida, utilizando-se de entrevistas gravadas em meio magnético e digital, com atrizes, diretores, técnicos e espectadores. Esses depoimentos foram transcritos e analisados sob a ótica da Memória e História Oral. Seguiu-se uma pesquisa documental de iconografia, discografia, documentos e objetos pessoais desses depoentes, posteriormente digitalizados no Grupo de Pesquisa do Memórias do ABC, constituindo-se num acervo, armazenado em um Banco de Dados Hipermedia, deonominado Hipermemo.

RESULTADOS:

A metodologia utilizada baseia-se no conceito de memória concebida no seu sentido tanto individual quanto coletivo (HALBWACHS, 1990), relacionado às lembranças dos indivíduos. Trabalha-se com depoimentos de história de vida, utilizando-se de entrevistas gravadas em meio magnético e digital, com atrizes, diretores, técnicos e espectadores. Esses depoimentos foram transcritos e analisados sob a ótica da Memória e História Oral. Seguiu-se uma pesquisa documental de iconografia, discografia, documentos e objetos pessoais desses depoentes, posteriormente digitalizados no Grupo de Pesquisa do Memórias do ABC, constituindo-se num acervo, armazenado em um Banco de Dados Hipermedia, deonominado Hipermemo.

CONCLUSÕES:

Como resultado desta pesquisa pode-se constatar a importância que o Grupo Teatro da Cidade teve para a região no período analisado, ainda que as dificuldades de afirmação do teatro tenham sido muitas. Comparando-o com qualquer outro grupo que se estabeleceu na região, até hoje, o GTC, sem dúvida, foi o que apresentou resultados mais significativos em número de apresentações, público e crítica de autores renomados. Além do tempo de existência marcado pela realização de muitos espetáculos, 14 ao todo, fato que o caracteriza como um grupo extremamente produtivo é importante ressaltar que esta produção contínua não seria alcançada caso não tivesse acontecido uma comunhão com a Municipalidade que oferecia subsídios necessários para a produção do grupo. O grupo como amostragem ressalta, portanto a importância do poder público na produção da arte, encerrando assim uma discussão atual sobre o papel do estado no fazer artístico brasileiro.

 

Instituição de fomento: INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR - IMES
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Memória; Teatro ; Censura.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006