IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 4. Enfermagem Obstétrica

EFEITO DA MÚSICA NO TRABALHO DE PARTO E NO RECÉM-NASCIDO

Valdina Marins Pereira  1
Neil Ferreira Novo  1
Camila Sotilo Tabarro 1
Luciane Botinhon de Campos 1
Natália Oliveira Galli 1
(1. Departamento de Enfermagem, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO/PUC-SP)
INTRODUÇÃO:

A Biomúsica tem se ocupado nas últimas décadas de aplicar a música preventivamente para o reequilíbrio de energias alteradas pelo stress do mundo moderno. Baseando-se nos estudos de Bañol, este trabalho objetivou verificar o efeito da música, adequadamente selecionada, no trabalho de parto de mulheres sensibilizadas  e ainda verificar o comportamento observado nos recém-nascidos dessas mulheres quando submetidos à mesma série melódica.

METODOLOGIA:

As gestantes foram selecionadas em Unidades Básicas de Saúde, a partir do 5º mês de gestação, e foram submetidas a 5 sessões de sensibilização. A cada gestante que concluiu esta etapa, foi fornecido um CD com as melodias escolhidas, com a orientação de o levarem à Maternidade. Foi acompanhado o trabalho de parto e o parto das 12 mulheres que cumpriram todos os critérios. Estas, foram entrevistadas no pós-parto imediato e no período entre 2 e 6 meses após o parto. Uma terceira entrevista foi realizada para verificar o comportamento do bebê quando submetido à série melódica escolhida pela mãe na gestação.

RESULTADOS:

A análise qualitativa dos discursos mostrou efeitos favoráveis da música nos desconfortos do trabalho de parto, tais como, alívio da dor às contrações uterinas, auxílio no relaxamento da parturiente, melhor adaptação ao ambiente hospitalar, sensações de tranqüilidade e calma. Quanto ao comportamento / reações do recém-nascido, foi relatado o reconhecimento das melodias, demonstrado por atenção focada na direção do som, melhora das cólicas, cessação do choro e facilitação do sono.

CONCLUSÕES:

Concluímos que o uso da música no trabalho de parto, além de ser perfeitamente viável na maioria das maternidades, traz vantagens para a evolução do trabalho de parto e do parto e facilita a adaptação da criança nos primeiros meses de vida.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Música na gestação; Música e trabalho de parto; Música e recém-nascido.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006