IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 6. Parasitologia
AVALIAÇÃO DO POSSÍVEL RISCO DE TRANSMISSÃO DE HELMINTOSES NOS MEIOS DE TRANSPORTES DE MASSA EM BELO HORIZONTE.
Felipe Leão Gomes Murta 1
Cristiano Lara Massara 1
(1. Laboratório de Helmintoses Intestinais, Centro de Pesquisas René Rachou)
INTRODUÇÃO:

Os veículos de transporte urbanos de massa podem representar um meio eficiente e contínuo na transmissão e disseminação das parasitoses intestinais. Diariamente um número significativo de pessoas de diferentes classes sociais e com distintos hábitos higiênicos está em múltiplo e constante contato com diversos elementos presentes nestes veículos, como bancos, alças de segurança, roletas e mesa do trocador. Este trabalho tem como objetivo investigar a possível ocorrência de ovos de helmintos nestes ambientes.

METODOLOGIA:

Foram selecionados quatro ônibus de diferentes linhas que circulam do centro de Belo Horizonte até a região do Barreiro. Foi utilizada a técnica de fita adesiva transparente para coletar inicialmente 48 amostras. As fitas foram aderidas às diversas partes internas do ônibus e imediatamente fixadas sobre lâmina de vidro, conforme método descrito por Graham (1941). As lâminas estão sendo examinadas em microscopia óptica com aumento de 400X.

RESULTADOS:
Até o momento já foram identificados ovos de Hymenolepis sp e Ascaris sp. Ovos de outros helmintos já foram observados, mas não identificados, assim como elementos vegetais: pólen, algas e esporos.
CONCLUSÕES:
A partir dos dados obtidos serão propostas ações de caráter preventivo em conjunto com a Empresa de Transportes Urbanos de Belo Horizonte (BHTrans). Além disso, a pesquisa será realizada em uma amostra ampliada de modo a obter uma avaliação representativa do município de Belo Horizonte.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: transporte coletivo; ovos de helmintos; parasitose intestinal.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006