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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 1. Gerontologia
RELAÇÃO DA PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO E AS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA DO IDOSO
Mônica Wietzke 1
Zelia Natalia Coletti Ohlweiler 1
Marinei Lopes Pedralli 1
Silvia Virginia Coutinho Areosa 2
Marcus Vinicius Castro Witczak 2
Juliana Werner 2
(1. Universidade de Santa Cruz do Sul(Depto de Educação Física e Saúde /UNISC); 2. Universidade de Santa Cruz do Sul(Depto de Psicologia/UNISC))
INTRODUÇÃO:
O Brasil, assim como outros países, estão passando por uma rápida transição demográfica, caracterizando-se por um aumento progressivo e acelerado da população adulta e idosa. Essas modificações têm repercussão direta no setor da saúde e torna-se fundamental o diagnóstico da situação em que vivem os idosos para poderem envelhecer com qualidade de vida. A relevância deste projeto de pesquisa e extensão encontra-se no fato de que o mesmo propiciará ações integradas e interdisciplinares, as quais poderão fornecer subsídios para a solução de problemas específicos enfrentados pelos idosos. Consideramos que somente através de um trabalho detalhado com as múltiplas dimensões que caracterizam as condições de vida do idoso é que a UNISC poderá redimensionar as ações propostas e ou voltadas para esse grupo, integralizando efetivamente ensino, pesquisa, extensão.Com o avançar da idade, podemos observar inúmeras alterações no desempenho de várias tarefas motoras, sendo a maior parte dessas alterações envolvendo o declínio na realização bem-sucedida das atividades da vida diária (AVD). O grupo de pesquisa dentro de uma proposta multidimensional buscou identificar as atividades da vida diária (estilo de vida) e relacionar com a prática de atividade física sistemática, em termos de ressignificação social, lazer e qualidade de vida.
METODOLOGIA:
Este trabalho é um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Participaram deste estudo 167 sujeitos com idade igual ou superior a 60 anos. A amostra foi aleatória e calculada através da fórmula para amostras probabilísticas com margem de erro de 5% no total de 1098 idosos que utilizavam os serviços da UNISC. As variáveis utilizadas por este estudo foram: sexo, idade, escolaridade, estado civil e prática ou não de exercício físico. Estabeleceu-se uma escala de atividades da vida diária (AVD) com base no modelo de Katz e Lawton (1963), esta construída de forma aditiva e somadas as 16 questões sobre as atividades da vida diária com as seguintes opções: (1) não consegue realizar, (2) muito difícil, (3) um pouco difícil, e (4) nada difícil, resultando em uma escala que varia de 16 até 64 pontos. Com relação à estratégia analítica foram realizadas estatísticas descritivas tais como freqüências e médias e o teste “t” de Student para as diferenças de médias das AVD entre a prática e não prática de exercício físico. Foi também verificada através do teste “t” de Student a diferença de média nas AVD entre os sexos. Para comparar as médias de AVD entre as diferentes categorias de escolaridade e estado civil foi realizada análise de variância (ANOVA). Todas as análises foram realizadas através do software SPSS for Windows versão 13.0.
RESULTADOS:
Da amostra, composta por 167 sujeitos, 83% são mulheres. A média dos que fazem exercício é maior (57,65%), e o teste t de Student indicou que a diferença de médias é estatisticamente significativa, ainda que marginalmente (p=0,057). O resultado indica que os idosos que praticam exercício físico demonstraram realizar mais facilmente as atividades da vida diária (AVD). Podemos dizer que a maioria dos sujeitos de nossa pesquisa mantém um estilo de vida ativo, contribuindo assim, para a minimização dos efeitos deletérios do envelhecimento e do sedentarismo. A média dos homens é maior quando comparada às mulheres e o teste t de Student indicou que a diferença de médias entre os sexos é estatisticamente significativa, ainda que marginalmente (p=0,059). A análise de variância utilizada mostrou ser estatisticamente significativa a diferença de médias de AVD entre grupos de escolaridade (p=0,001). Podemos observar que as maiores médias se encontram na escolaridade de pós-graduação, ensino médio completo ou incompleto e as menores nas escolaridades mais baixas. O teste Post Hoc de Tukey indicou que as diferenças estatisticamente significativas estão entre as seguintes faixas: analfabetos e aqueles com ensino fundamental (completo e incompleto) e com ensino médio (completo e incompleto). Entre as categorias de estado civil, a análise de variância utilizada mostrou não ser estatisticamente significativa à diferença de médias de AVD entre grupos de estado civil.
CONCLUSÕES:
Através do conhecimento da vida real do idoso e de suas expectativas, têm-se dados para refletir e identificar as variáveis que interferem na sua qualidade de vida. Portanto, conhecer o idoso permite pensar programas mais adequados para a terceira idade, sejam eles de preparação ao processo de envelhecimento, de reintegração do idoso na sociedade, ou para subsidiar políticas sociais que digam respeito. Com base nos resultados da pesquisa, verificamos que há uma associação relevante entre a prática de exercício físico e as AVD na população pesquisada, ainda que não tenhamos realizado aqui algum estudo de causalidade.Os idosos que praticam exercícios físicos demonstram estar mais disposto para a realização das atividades da vida diária, quando relacionadas a sexo e escolaridade. Quanto ao estado civil não foram observadas relações significativas. Diante deste cenário, é importante que as instituições de Ensino Superior proponham ações voltadas tanto para o ensino quanto para a extensão que valorizem o exercício físico, refletindo em uma melhor qualidade de vida do idoso.(UNISC)
Instituição de fomento: Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Envelhecimento; Atividades da Vida Diária de Idosos; Exercício Físico.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006